A terça-feira (16) será marcada por sol, tempo firme e calor intenso em Mato Grosso do Sul. Os termômetros devem chegar a 38 °C em municípios como Coxim, Camapuã e Aquidauana, enquanto em Campo Grande a variação será de 23 °C a 35 °C, com céu parcialmente nublado. Apesar da predominância do tempo seco, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém quatro alertas de risco para o estado, que incluem baixa umidade e tempestades.
No Pantanal, Corumbá terá mínima de 27 °C e máxima de 35 °C, e Porto Murtinho varia de 22 °C a 35 °C. Na região sul, Dourados terá mínima de 21 °C e máxima de 35 °C, enquanto Ponta Porã deve registrar 20 °C a 32 °C. Iguatemi deve ser uma das cidades mais amenas, com previsão de 20 °C a 30 °C. Já no leste do estado, Três Lagoas e Paranaíba podem chegar a 37 °C, e em Anaurilândia oscilação fica entre 21 °C e 34 °C.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o calor faz parte de uma nova onda que atinge todo o Centro-Oeste e deve se estender até o dia 22, mantendo temperaturas acima da média histórica e aumentando a sensação de desconforto. Uma área de baixa pressão atmosférica combinada a um cavado pode intensificar a nebulosidade, principalmente no centro-sul e oeste, onde há maior chance de chuvas e tempestades com raios e rajadas de vento.
Entre os alertas emitidos pelo Inmet, estão dois de baixa umidade, que atingem mais de 50 municípios, incluindo a capital. Em algumas áreas, os índices podem cair para entre 12% e 20%, patamar considerado perigoso para a saúde. Já os dois avisos de tempestade preveem chuvas de até 50 mm por dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo, com risco de alagamentos, cortes de energia e danos em plantações.
As autoridades recomendam hidratação frequente, uso de hidratante para pele e olhos, evitar atividades físicas em horários mais secos e reduzir a exposição ao sol entre 10h e 16h. Em caso de tempestades, a orientação é não se abrigar sob árvores, não estacionar perto de torres e placas metálicas e desligar aparelhos eletrônicos da tomada.