A aproximação e o avanço de uma frente fria deve provocar mudanças significativas no tempo em Mato Grosso do Sul entre esta terça-feira (27) e quarta-feira (28). De acordo com a previsão meteorológica do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC-MS), há risco de chuvas intensas, rajadas de vento e queda acentuada nas temperaturas, especialmente na região sul do estado.
Nesta terça-feira, o tempo permanece estável com sol e variação de nebulosidade em grande parte do estado. No entanto, nas regiões sul, sudeste e sudoeste, há probabilidade de chuvas fracas a moderadas. De forma pontual, podem ocorrer tempestades com raios e ventos fortes, em razão do intenso transporte de calor e umidade associado à frente fria.
Na quarta-feira, as chuvas devem se espalhar por todo o estado, com acumulados superiores a 40 milímetros em 24 horas. A previsão também indica possibilidade de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem superar os 60 km/h.
Com o avanço do sistema, as temperaturas despencam, principalmente na metade sul do estado. A mínima pode chegar a 5°C e a máxima não deve passar de 20°C nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. Já no sudoeste e Pantanal, os termômetros devem marcar entre 9°C e 24°C. Nas regiões do bolsão, leste e norte, a mínima prevista varia de 12°C a 16°C, com máximas entre 21°C e 26°C.
Em Campo Grande, a temperatura deve oscilar entre 9°C e 12°C nas mínimas, enquanto as máximas não devem ultrapassar os 23°C. A ocorrência das chamadas “mínimas invertidas” está prevista, com os menores índices registrados à noite, devido à passagem da frente fria.
Os ventos, que inicialmente sopram do quadrante norte, devem mudar de direção ao longo da quarta-feira, passando a atuar do quadrante sul, com velocidade média entre 40 km/h e 60 km/h, e possibilidade de rajadas ainda mais fortes.
As autoridades alertam para os riscos relacionados às tempestades, como queda de árvores, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil