A reta final do inverno começa com instabilidade em Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (15), o tempo será de sol entre nuvens, mas a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica associada a um cavado deve aumentar a nebulosidade no período da tarde e favorecer pancadas de chuva.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as instabilidades podem vir acompanhadas de tempestades, raios e rajadas de vento, especialmente nas regiões centro-sul e oeste do estado. Apesar da maior probabilidade nessas áreas, não está descartada a ocorrência de precipitações isoladas nas demais regiões.
Os ventos sopram do quadrante leste com intensidade de 40 a 60 km/h, podendo registrar rajadas superiores a esse valor.
As temperaturas seguem acima da média para a estação. Em Campo Grande, os termômetros variam entre 20°C e 22°C nas mínimas e de 34°C a 36°C nas máximas. No sul, cone-sul e Grande Dourados, a previsão é de mínimas entre 17°C e 19°C e máximas entre 28°C e 34°C.
Já no Pantanal e no sudoeste, as mínimas ficam entre 23°C e 26°C, enquanto as máximas chegam a 38°C e podem alcançar 40°C. No bolsão, leste e norte, os termômetros registram mínimas de 19°C a 22°C e máximas entre 36°C e 39°C.
Para a terça-feira (16), a tendência é de manutenção do tempo instável, com variação de nebulosidade e possibilidade de chuvas em diferentes regiões do estado.