Mato Grosso do Sul segue sob influência de um sistema de alta pressão pós-frontal, que mantém o tempo estável, com predomínio de sol e pouca nebulosidade em todas as regiões. A ausência de chuvas e a presença de ar seco agravam a situação climática no estado, com umidade relativa do ar em níveis preocupantes, variando entre 15% e 35%.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), os baixos índices de umidade configuram estado de atenção, o que representa risco à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. Para minimizar os impactos, autoridades recomendam reforçar a hidratação, evitar atividades físicas ao ar livre entre o fim da manhã e o meio da tarde, e redobrar os cuidados com a exposição ao sol.
Além da secura, o estado também será atingido por uma massa de ar frio entre sexta-feira (18) e sábado (19), que derruba as temperaturas, especialmente na região sul. Em municípios dessa área, são esperadas mínimas entre 5°C e 7°C, com possibilidade de marcas abaixo dos 6°C em pontos isolados. As máximas devem ficar entre 17°C e 24°C.
Nas demais regiões, o frio será mais ameno: as mínimas variam de 7°C a 16°C, com máximas que podem chegar a 28°C. Já no domingo (20) e na segunda-feira (21), os termômetros voltam a subir gradativamente, principalmente nas regiões norte, pantaneira e sudoeste, com máximas de até 33°C.
Confira as previsões por região:
- Sul, cone-sul e grande Dourados: mínimas de 10°C a 15°C e máximas entre 25°C e 29°C
- Sudoeste e Pantanal: mínimas entre 13°C e 20°C e máximas de até 32°C
- Bolsão, leste e norte: mínimas entre 12°C e 15°C e máximas de 28°C a 33°C
- Campo Grande: mínimas de 17°C a 19°C e máximas de 28°C a 30°C
Os ventos atuam inicialmente do sul e, ao longo do sábado, giram para o leste, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h. Rajadas mais intensas, acima desse patamar, podem ocorrer pontualmente.
Sem previsão de chuvas nos próximos dias e com a intensificação do tempo seco, o alerta é para os impactos à saúde e aos riscos ambientais, como o aumento da probabilidade de queimadas.