O último fim de semana do inverno será marcado por extremos em Mato Grosso do Sul. Entre sexta-feira (19) e sábado (20), o tempo será de sol forte e baixa umidade relativa do ar em todas as regiões do Estado, com temperaturas que podem atingir 40°C, principalmente no Pantanal e no sudoeste, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
A umidade relativa do ar deve variar entre 10% e 30% nos períodos mais quentes do dia, elevando o risco de incêndios florestais. Em Campo Grande, a previsão indica mínimas entre 25°C e 28°C e máximas de até 36°C. No sul, cone-sul e Grande Dourados, os termômetros devem marcar mínimas de 18°C a 24°C e máximas de até 37°C. No norte, bolsão e leste, as mínimas ficam entre 19°C e 26°C, com máximas de até 38°C. Ventos do quadrante norte podem alcançar 60 km/h.
No domingo (21), o tempo começa com calor, mas a chegada de uma frente fria traz mudanças a partir da tarde. O avanço do sistema provocará aumento de nebulosidade, chuvas e risco de tempestades com ventos fortes, raios e possibilidade de granizo em pontos isolados. Os acumulados podem ultrapassar 40 mm em 24 horas, principalmente no centro-sul.
Na segunda-feira (22), primeiro dia da primavera, a frente fria derruba as temperaturas. No sul e cone-sul, as mínimas caem para 12°C e as máximas não devem passar de 27°C. Em Campo Grande, os termômetros devem variar entre 17°C e 29°C. Os ventos mudam para o quadrante sul ao longo do dia.
O Cemtec recomenda atenção redobrada à população, tanto para os efeitos do calor e da baixa umidade até sábado quanto para os temporais previstos a partir de domingo.