Maynara Martins

COMPARTILHE

Uma alimentação equilibrada é a base para uma vida saudável. O que comemos impacta diretamente a nossa energia, humor, imunidade e até mesmo o envelhecimento. Melhorar os hábitos alimentares não precisa ser um desafio; pequenos ajustes podem trazer grandes resultados. Confira algumas dicas que eu preparei para você transformar sua rotina alimentar e, consequentemente, ter mais qualidade de vida:

1. Hidrate-se na Medida Certa

Muitas pessoas subestimam a importância da hidratação, mas a água é essencial para o bom funcionamento do organismo, e ela deve ser ingerida na quantidade correta. O corpo humano é composto por cerca de 60% de água, e manter-se hidratado ajuda na regulação da temperatura corporal, transporte de nutrientes e eliminação de toxinas.

A quantidade ideal de água varia de acordo com o peso corporal. A recomendação é consumir entre 35 e 55 ml por quilo de peso por dia. Por exemplo, uma pessoa com 70 kg deve ingerir entre 2,45 L e 3,85 L de água diariamente (é só multiplicar o seu peso por 35 e por 55).

Dica: Sempre tenha uma garrafa de água por perto e estabeleça lembretes ao longo do dia.

2. Reduza o Consumo de Ultraprocessados

Alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, biscoitos recheados, embutidos e fast food, são ricos em calorias, açúcar, gorduras ruins e sódio, mas pobres em nutrientes, o que chamamos de calorias vazias. Esses produtos estão associados a problemas de saúde, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e hipercolesterolemias.

Adote a regra do “desembale menos e descasque mais”: prefira alimentos frescos e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas naturais, principalmente para as crianças, pois elas ainda estão formando seus hábitos alimentares.

Dica: Planeje suas compras para evitar levar para casa produtos ultraprocessados e mantenha sua geladeira com opções frescas e saudáveis.

3. Inclua Mais Fibras na Dieta

As fibras alimentares são essenciais para a saúde do sistema digestivo, contribuindo para o funcionamento intestinal regular e ajudando a prevenir doenças como câncer de cólon e diabetes tipo 2.

Boas fontes de fibras incluem:

– Frutas como maçã, pera e abacate;

– Legumes como brócolis, cenoura e abobrinha;

– Grãos integrais como aveia, arroz integral e quinoa;

– Leguminosas como feijão, lentilha e grão-de-bico.

4. Pratique a Moderação com o Açúcar e o Sal

Excessos de açúcar e sal estão associados a várias doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade. Reduza o consumo de sobremesas, bebidas adoçadas e alimentos industrializados ricos em sódio, como embutidos, sopas instantâneas e temperos prontos.

Para temperar os alimentos, experimente ervas e especiarias, como alho, cebola, orégano, manjericão, gengibre e pimenta. Além de darem mais sabor, elas possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Substitua o açúcar refinado por opções naturais, como mel (com moderação), frutas secas e adoçantes naturais como stevia, xilitol, eritritol, sorbitol (usar na menor quantidade possível, pois todos devem ser usados com moderação).

Use ervas e temperos naturais para realçar o sabor dos pratos, reduzindo a necessidade de sal.
Dica: Leia os rótulos dos alimentos, pois muitos produtos ultraprocessados contêm quantidades ocultas de açúcar e sódio.

5. Varie as Cores no Prato

Um prato colorido é sinônimo de variedade de nutrientes. Cada cor nos alimentos naturais está associada a um grupo de vitaminas e minerais. Por exemplo:

– Verdes (espinafre, brócolis): ricos em ferro e fibras.

– Laranjas e amarelos (cenoura, abóbora): fontes de betacaroteno e vitamina A.

– Vermelhos (tomate, pimentão): ricos em antioxidantes como o licopeno.

6. Respeite os Horários das Refeições

Pular refeições ou jejuns muito prolongados pode causar desequilíbrios do metabolismo e da glicemia, além de levar a exageros na próxima refeição. Procure comer em intervalos regulares, ajustando os horários às suas necessidades individuais.

7. Busque Orientação Profissional

Cada organismo é único e pode ter necessidades específicas. A consulta com um nutricionista pode ajudar a criar um plano alimentar personalizado, garantindo que você obtenha todos os nutrientes necessários.

Transformar sua alimentação não é uma questão de restrição, mas de equilíbrio e escolhas inteligentes. Comece aos poucos, implementando uma dica de cada vez, e observe os benefícios para sua saúde e bem-estar!

Os artigos publicados são de responsabilidade dos colunistas e não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Total News

Picture of Maynara Martins

Maynara Martins

Nutricionista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pós-graduanda em Nutrição Clínica Integrativa Funcional. Especializada em emagrecimento e ganho de massa muscular, atua com foco em estratégias personalizadas, ajudando seus pacientes a alcançar resultados sustentáveis e melhorar a relação com a alimentação. Sua abordagem é baseada na ciência e no equilíbrio, promovendo saúde e bem-estar de forma integrada. | @nutri.maynara
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.