COMPARTILHE

Campo Grande aplicou 220.991 doses da vacina contra a gripe desde o início da campanha de imunização, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (21) pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Do total, 89.898 doses foram aplicadas em pessoas que integram os grupos prioritários, o equivalente a 40,11% de cobertura vacinal nesse público — formado por idosos, crianças e gestantes.

O índice está acima da média registrada em Mato Grosso do Sul (37,69%) e no Brasil (28,17%), mas ainda distante da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde para proteger a população mais vulnerável às complicações dos vírus respiratórios.

Entre os grupos prioritários, 69.486 doses foram aplicadas em idosos com 60 anos ou mais e 19.621 em crianças de seis meses a menores de seis anos. A vacinação de gestantes, no entanto, segue baixa: apenas 791 doses foram registradas até agora.

A campanha ocorre em meio ao aumento de casos de síndromes respiratórias em Campo Grande. A Vigilância em Saúde do município aponta crescimento nas notificações, principalmente por influenza A e B, vírus sincicial respiratório (VSR) e Covid-19. As unidades de saúde, especialmente os leitos pediátricos, têm registrado aumento nas internações por complicações respiratórias.

Diante do cenário, a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, fez um apelo à população. “Nossa maior preocupação é proteger as crianças, os idosos e as gestantes, que são quem mais sofre com as complicações das síndromes respiratórias. A saúde pública é feita com prevenção, com cuidado e com o compromisso de toda a sociedade. Vacinar é proteger a si e a quem você ama”, afirmou.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, também reforçou a importância da imunização. “Estamos em um período de intensa circulação de vírus respiratórios, e a vacinação é nossa principal estratégia de proteção. A vacina é segura, eficaz e salva vidas.”

Pontos de vacinação

Para ampliar o acesso, a Sesau tem promovido ações itinerantes e mantém a vacinação disponível nas 74 unidades de saúde da família (USFs) da cidade. Três dessas unidades — Los Angeles, Noroeste e Universitário — funcionam até 23h, com vacinação até 22h30.

Nesta semana, a vacinação ocorre nos seguintes locais:

  • 23 de maio: Praça Ary Coelho (durante evento da Luta Antimanicomial)

Nas escolas, em parceria com USFs:

  • 22 de maio
    • USF São Francisco – Escola Municipal Irmã Edith Coelho Neto
    • USF Cohab – Escola Estadual Teotônio Villela
  • 23 de maio
    • USF Nova Lima – Escola Estadual Hercules Maymone
    • USF Vila Nasser – EMEI Iracema
  • 27 de maio
    • USF Jardim Presidente – EMEI Adriana Nogueira Borges
  • 28 de maio
    • USF Jardim Presidente – EMEI Olinda Toshimi Nishio Nasso

A vacina está disponível para toda a população a partir de seis meses de idade.

Com informações e foto da Sesau

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.