O início do ano tem aumentado a procura por atividade física nas academias do Sesc em Mato Grosso do Sul. Tradicionalmente associado a metas e mudanças de hábitos, o mês de janeiro levou mais pessoas a retomar os treinos ou a iniciar uma rotina voltada à saúde e ao bem-estar nas quatro unidades mantidas pela instituição no Estado.
Em Campo Grande, a academia do Sesc Camillo Boni registrou aumento no fluxo de frequentadores. Segundo o instrutor de atividade e lazer Cristian Domingos da Silva Camposano, o movimento é típico do começo do ano e está ligado à decisão de adotar um estilo de vida mais ativo.
“Esse começo de ano vem acompanhado de várias promessas, vários propósitos e objetivos. A procura pelas academias aumenta justamente porque as pessoas buscam uma mudança de hábito e um estilo de vida mais saudável, o que torna essa procura maior e mais recorrente”, afirmou.
Entre os alunos, o sentimento é de renovação. A representante comercial Paula Cebalho diz que o novo ciclo é marcado por novas prioridades. “Tudo novo, né? São metas novas, prioridades, saúde em primeiro lugar”, declarou.
O técnico de enfermagem Luis Felipe do Nascimento também vê a disciplina como fator decisivo para alcançar resultados. “Disciplina, foco, perseverança, dieta saudável, cardio e o shape vem”, resumiu.
A prática regular de exercícios vai além da estética. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda pelo menos 150 minutos semanais de atividade física moderada, o equivalente, por exemplo, a caminhadas de 30 minutos em cinco dias da semana. O hábito contribui para a prevenção de doenças, melhora do sono, do humor e da qualidade de vida.
Cristian Camposano explica que a musculação e as atividades orientadas trazem benefícios físicos e mentais. “Com a prática da musculação, você libera hormônios como dopamina e serotonina. Há preservação e ganho de massa muscular, dependendo da faixa etária, da alimentação e da qualidade do sono. O gasto energético aumenta, o apetite se regula e o sono tende a ser mais reparador. Tudo isso traz melhorias significativas para a qualidade de vida”, disse.
Entre os frequentadores, há exemplos de que nunca é tarde para começar. Aos 90 anos, a aposentada Edovirgens Almeida Paim mantém uma rotina ativa e destaca a importância da autonomia. “É muito importante porque a gente não fica dependente de ninguém. Eu saio sozinha na rua. Se a pessoa quiser viver, é uma alternativa. É uma escolha de vida: viver alegre e contente, senão fica chorando pelos cantos”, afirmou.
Em Campo Grande, as academias do Sesc oferecem musculação e aulas coletivas como localizada, alongamento, bike indoor, ritmos e circuito funcional. Também há modalidades como natação, funcional teen, ginástica rítmica, Cross Sesc, judô, jiu-jitsu, pilates aparelho e pilates solo.
Além da capital, o Sesc mantém academias em Dourados, Aquidauana e Ponta Porã. Os planos fidelidade têm valores a partir de R$ 84,90 para trabalhadores do comércio e seus dependentes. Informações sobre horários, modalidades e planos estão disponíveis no site do Sesc MS.
Com informações e imagem do Sesc MS



















