COMPARTILHE

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (2) uma versão atualizada da Caderneta da Pessoa Idosa, que passa a reunir novas informações voltadas à saúde mental, à prevenção da violência, aos cuidados paliativos e à seguridade social.

De acordo com a pasta, o material já está disponível em versão digital no site do ministério. A previsão é que, ainda neste ano, a caderneta também possa ser acessada pelo aplicativo Meu SUS Digital. Além disso, exemplares físicos serão distribuídos em todo o país.

Em nota, o ministério informou que o documento foi reestruturado para se tornar “mais acessível, acolhedor e robusto, funcionando como um elo entre a pessoa idosa, seus familiares e as equipes de saúde”.

“Além de organizar o histórico clínico, o material agora incorpora novos elementos que levam em consideração a diversidade e a realidade social dos mais de 32 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais”, destacou a pasta.

Entre as principais mudanças está a inclusão do Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional, ferramenta que permite avaliar o grau de fragilidade e as necessidades específicas de cada pessoa idosa. A atualização também traz conteúdos com fontes maiores, ilustrações e QR codes, que direcionam usuários e profissionais de saúde a materiais complementares de educação em saúde.

A Caderneta da Pessoa Idosa é um instrumento utilizado tanto por cidadãos quanto por profissionais da área da saúde. Nela, são registrados dados como histórico de consultas, vacinação, uso de medicamentos e resultados de exames, além de informações sobre direitos da pessoa idosa, alimentação saudável, serviços públicos e telefones úteis.

Foto de capa: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Com informações: Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.