O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, para os estados que solicitaram reforço em seus estoques. Mato Grosso do Sul recebeu 60 ampolas do medicamento, sendo uma das primeiras unidades federativas contempladas.
A ação faz parte das medidas do Ministério diante de casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol registrados nas últimas semanas. A entrega dos antídotos ocorre de forma coordenada com as secretarias estaduais de saúde e integra um lote total de 4,3 mil ampolas distribuídas aos estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Neste sábado (4), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra adicional de 12 mil unidades de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol, outro medicamento indicado no tratamento de intoxicações por metanol. “O Ministério da Saúde atua em tempo real junto às secretarias estaduais e municipais, garantindo o envio dos antídotos e o suporte técnico necessário ao atendimento dos pacientes”, afirmou.
Segundo notificações enviadas ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), atualizadas neste domingo (5), Mato Grosso do Sul contabiliza cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol e um óbito em investigação.
A medida reforça a necessidade de monitoramento e resposta rápida diante de intoxicações por substâncias químicas, garantindo que os pacientes recebam tratamento adequado e em tempo hábil.
Com informações e imagem do Ministério da Saúde