COMPARTILHE

Mato Grosso do Sul ocupa o primeiro lugar nacional em cobertura vacinal, com 100 pontos, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O ranking considera a vacinação de crianças, adolescentes e adultos. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, mais de 2 milhões de doses de vacinas foram aplicadas no estado em 2025 até setembro.

Dentro desse contexto, o estado realiza entre 3 e 14 de novembro a edição 2025 da Estratégia “Aluno Imunizado”, parte do programa MS Vacina Mais. O Dia D da campanha está marcado para 7 de novembro, com ações em escolas, creches e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todos os municípios.

Durante a campanha, equipes de saúde visitam as escolas para verificar a caderneta de vacinação dos estudantes, emitir a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) e orientar alunos e familiares sobre a vacinação. Também haverá busca ativa de adolescentes que ainda não receberam a vacina contra o HPV, conforme o calendário vacinal vigente. No primeiro semestre de 2025, a campanha aplicou 122.837 doses em 460 escolas municipais e 175 escolas estaduais. A iniciativa ocorre duas vezes por ano e envolve a coordenação entre secretarias municipais de saúde e educação, escolas e famílias.

A participação dos estudantes depende da autorização dos responsáveis, que recebem avisos das escolas para envio da caderneta de vacinação. Além da aplicação de vacinas, a campanha inclui atividades educativas sobre a importância da imunização. A estratégia é aplicada de acordo com o calendário nacional de vacinação e a organização de cada território, com o objetivo de atualizar os registros vacinais dos estudantes e ampliar a cobertura vacinal no estado.

Foto de capa: Marcus Moura/Arquivo SES

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.