Para reduzir os casos de gripe e a demanda nos postos de saúde da capital, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) antecipou a campanha de vacinação contra a Influenza, nesta quinta-feira (27). Ao todo, serão 25.300 doses distribuídas nas 74 unidades de saúde do município.
O objetivo é imunizar os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, com foco na proteção das pessoas mais vulneráveis a complicações respiratórias. Nacionalmente, a campanha está prevista para iniciar em 7 de abril.
A vacinação tem como objetivo reduzir os casos graves de gripe e evitar a sobrecarga nos serviços de saúde, que já têm registrado aumento significativo na procura por atendimento respiratório na Capital.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destacou que as doses são fundamentais para a redução do impacto da influenza. “Observamos um aumento de mais de 4 mil atendimentos nas unidades de saúde. Por isso, pedimos que todos que fazem parte dos grupos prioritários se vacinem”, afirma.
Além de reforçar a proteção contra a Influenza, a secretária destacou a importância de medidas preventivas com a chegada do outono e do inverno, períodos que favorecem o aumento de casos de doenças respiratórias. “Se você tem sintomas de gripe, como tosse e coriza, use máscara e evite contato próximo, especialmente com crianças e idosos”, orienta.
Público-alvo da Vacina
Nesta fase inicial da campanha, a vacina contra a Influenza será destinada a um público prioritário, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI). Entre os grupos contemplados estão:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Puérperas
- Povos indígenas
- Quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde
- Professores do ensino básico e superior
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Idosos com 60 anos ou mais de idade
A ampliação da vacinação para outros grupos dependerá de anúncio realizado pelo Ministério da Saúde. O Dia D da vacinação está previsto para acontecer no dia 10 de maio, com a meta de alcançar uma cobertura vacinal de 90% até o final da campanha.
A vacinação estará disponível em todas as 74 unidades de saúde, com algumas oferecendo horários estendidos e pontos específicos de vacinação, especialmente aos sábados. Para este sábado (29), a vacinação acontece na USF Tiradentes (AV. José Nogueira Vieira, s/n), das 7h15 às 16h45, no Jardim Itatiaia.
- Foto: Reprodução/Prefeitura de Campo Grande