O governo de Mato Grosso do Sul entregou, nesta segunda-feira (12), um pacote de investimentos de R$ 12,6 milhões para o fortalecimento das Forças de Justiça e Segurança Pública, com foco no Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) e na Polícia Penal.
Foram repassadas 33 viaturas, 700 pistolas Taurus e 398 coletes balísticos para as corporações. O governador Eduardo Riedel (PSDB) ressaltou a necessidade de infraestrutura para garantir um serviço eficiente.
“Segurança pública se faz com investimentos, com inteligência, com valorização desses profissionais. E é o que temos buscado no dia a dia de trabalho. O estado entregar isso para nossos profissionais”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros recebeu 20 viaturas modelo Mitsubishi L200 Triton Sport GLS. Os veículos serão utilizados para transporte de pessoal e equipamentos em áreas de difícil acesso, como o Pantanal.
Segundo o comandante-geral do CBMMS, coronel Frederico Salas, a medida ajuda a superar entraves logísticos. “Temos duas dificuldades, que é a locomoção e permanecer naquele bioma. E essa vem para uma solução de um problema, que é como chegar e se movimentar na região do Pantanal”, destacou.

Além dos veículos, o investimento inclui capacitações em condução de veículos 4×4, operação de aeronaves remotamente pilotadas e combate a incêndios florestais. A formação de mais de 215 brigadistas também está prevista.
Na área da segurança penitenciária, a Polícia Penal foi contemplada com 13 viaturas com proteção balística, as mesmas 700 pistolas e os 398 coletes. A frota será distribuída entre Campo Grande, Dourados, Naviraí, Corumbá, Ponta Porã, Três Lagoas e Dois Irmãos do Buriti.
“A Polícia Penal recebeu viaturas com proteção balística que serão distribuídas pelas principais unidades do Estado. São equipamentos de ponta, de última geração que trazem, além da segurança, conforto para o nosso policial penal”, afirmou o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira.
- Por: Beatriz Rieger e Evelyn Mendonça