COMPARTILHE

Candidatos podem consultar o resultado na Página do Participante; prazo para recorrer vai até sexta-feira (16)

Os estudantes que solicitaram isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem consultar o resultado do pedido na Página do Participante, mediante login com conta no Gov.br. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O órgão também liberou a resposta às justificativas de ausência na edição anterior do exame. Participantes que faltaram às provas de 2024, mas desejam nova isenção neste ano, devem ter a justificativa aprovada para manter o benefício.

Segundo o Inep, a aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência não garante a inscrição automática no Enem 2025. Todos os interessados, isentos ou não, deverão se inscrever entre os dias 26 de maio e 6 de junho, exclusivamente pela internet. O edital com todas as regras da edição ainda será publicado pelo Ministério da Educação (MEC).

Candidatos que tiveram o pedido de isenção ou a justificativa de ausência reprovados podem recorrer da decisão até as 23h59 da próxima sexta-feira (16), por meio da mesma Página do Participante.

Para o recurso da isenção, o candidato precisa apresentar documentação comprobatória conforme previsto no anexo I do edital. Têm direito ao benefício estudantes que:

  • estejam matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública;
  • tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada;
  • estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo;
  • sejam beneficiários do programa federal Pé-de-Meia.

Entre os documentos exigidos estão declaração ou histórico escolar do ensino médio com assinatura da escola. As declarações devem estar datadas e assinadas, e todos os arquivos enviados devem conter o nome completo do participante. Só serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

Documentos autodeclaratórios, inclusive emitidos por pais ou responsáveis, não serão aceitos. Declarações falsas poderão levar à eliminação do exame e ao ressarcimento dos custos à União, além da possibilidade de responsabilização criminal.

No caso de recurso referente à justificativa de ausência, é necessário apresentar nova documentação que comprove o motivo da falta nas provas do Enem 2024.

O Inep informou que o resultado final dos recursos será divulgado no dia 22 de maio. Candidatos que tiverem o pedido de isenção indeferido em definitivo deverão pagar a taxa de inscrição, cujo valor será definido no edital oficial do Enem 2025.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.