Mais de 5 milhões de brasileiros podem ter documento cancelado por ausência nas urnas
Termina nesta segunda-feira (19) o prazo para que eleitores que não votaram nas últimas três eleições seguidas regularizem sua situação junto à Justiça Eleitoral. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de cinco milhões de brasileiros correm o risco de ter o título de eleitor cancelado.
Quem não justificou as ausências e também não pagou as multas devidas deve acessar os sites dos tribunais regionais eleitorais ou o portal do TSE para resolver a pendência. A regularização pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pela internet ou presencialmente em um cartório eleitoral.
Para verificar se há débitos ou faltas, o eleitor deve acessar o site do TSE e clicar em “serviços eleitorais”. Em seguida, deve escolher “autoatendimento eleitoral” e, então, a opção “débito eleitoral”. O sistema indicará em quais eleições houve ausência sem justificativa.
Caso o título seja cancelado, o cidadão fica impedido de obter documentos como passaporte e carteira de identidade, não pode se inscrever em concursos públicos nem tomar posse em cargos para os quais for aprovado.
A regularização é obrigatória para garantir a permanência no cadastro eleitoral e o pleno exercício dos direitos civis e políticos.
Com informações e imagem Agência Brasil