COMPARTILHE

Campo Grande foi reconhecida nacionalmente por duas experiências bem-sucedidas na Atenção Primária à Saúde (APS), durante o 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado entre os dias 15 e 18 de junho, em Belo Horizonte (MG). A premiação ocorreu na 20ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que valoriza práticas transformadoras desenvolvidas pelos municípios.

Os projetos premiados foram desenvolvidos nas Unidades de Saúde da Família (USF) Santa Emília e Serradinho, com participação dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e de Medicina de Família e Comunidade, dentro do Projeto QualificaAPS — parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na USF Santa Emília, a iniciativa que implantou a telefisioterapia — com atendimento remoto via videoconferência — foi reconhecida como uma das mais relevantes do país. A proposta ampliou o acesso à reabilitação para pacientes com dificuldade de locomoção ou que vivem em áreas mais afastadas, além de ter reduzido significativamente a fila de espera.

“Foi uma alegria imensa receber esse prêmio, representando a USF Santa Emília e a nossa cidade. A Telefisioterapia mostrou que é possível promover cuidado de qualidade com equidade, usando a tecnologia como aliada do SUS”, disse a supervisora técnica de preceptoria Angela Vanessa Epifânio, uma das responsáveis pelo projeto.

Já na USF Serradinho, o destaque foi o projeto de enfrentamento da obesidade com atendimento em grupo multidisciplinar. A ação envolve residentes, médicos, enfermeiros e agentes comunitários no acompanhamento de pacientes em processo de mudança de hábitos. Segundo a coordenadora do grupo, a agente comunitária de saúde Cristiane Maria da Silva, mais da metade dos participantes perderam peso.

“Mais da metade das pessoas que participaram conseguiram perder peso. Tivemos uma adesão excelente. Isso nos motiva ainda mais para dar continuidade ao projeto, que já tem nova turma marcada para o dia 12 de julho”, afirmou. Cada edição atende entre 25 e 35 moradores da região, com apoio nutricional, incentivo à prática de exercícios e acolhimento psicológico.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, avaliou que o reconhecimento mostra o impacto direto das ações da APS na vida das pessoas. “Esses prêmios são resultado do trabalho comprometido das nossas equipes e da aposta na qualificação da Atenção Primária. As residências em parceria com a Fiocruz têm sido fundamentais para transformar nossas unidades em espaços de cuidado, inovação e protagonismo no SUS. Campo Grande tem mostrado que é possível fazer uma saúde pública de excelência”, afirmou.

A coordenadora da Rede de Atenção Básica da Sesau, Glória de Araújo Pereira, também celebrou a premiação. “Estamos muito orgulhosos do resultado das nossas equipes da APS, aqui representadas pelas profissionais Ângela, Patrícia e Cristiane. Durante o maior encontro da saúde pública brasileira, o CONASEMS, Campo Grande se destacou entre as melhores capitais da região Centro-Oeste e teve a melhor experiência de todo o Mato Grosso do Sul”, disse.

Com os dois projetos reconhecidos, Campo Grande reforça sua posição de protagonismo na saúde pública brasileira e no fortalecimento do SUS por meio de práticas locais com impacto direto nas comunidades.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.