COMPARTILHE

Evento será realizado em Campo Grande entre os dias 11 e 13 de julho, com 350 atletas de 17 municípios

A 14ª edição das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul será realizada em Campo Grande entre os dias 11 e 13 de julho, com número recorde de participação. Serão cerca de 350 estudantes de 17 municípios do estado, que disputarão quatro modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, tênis de mesa e badminton.

A cerimônia de abertura está marcada para sexta-feira (11), às 18h30, no Eco Hotel do Lago. O evento é organizado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc).

Além de incentivar a prática esportiva entre estudantes com deficiência física, intelectual ou visual, a competição serve como etapa seletiva para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares, que será realizada em São Paulo em duas etapas: de 17 a 22 e de 24 a 29 de novembro.

Os municípios participantes nesta edição são: Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.

Segundo o secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o evento representa mais do que uma competição. “As Paralimpíadas Escolares representam um espaço de reconhecimento, visibilidade e protagonismo para os jovens atletas com deficiência. É ali que eles mostram seu talento, superam limites e nos ensinam, com o exemplo, o verdadeiro significado de inclusão e cidadania”, afirmou.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, a competição reforça políticas públicas de inclusão e bem-estar. “O esporte eleva a autoestima, melhora a saúde física e mental e promove o bem-estar. Essa é uma política pública essencial de governo, e nosso desejo é incluir cada vez mais modalidades”, disse.

De acordo com Leandro Fonseca, diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, o crescimento da competição mostra o avanço do paradesporto no estado. “Este ano alcançamos um recorde de participação. Em 2024, foram 13 municípios. Agora, são 17. As Paralimpíadas Escolares funcionam como seletiva para a etapa nacional, o maior evento paradesportivo escolar do mundo”, destacou.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.