Evento será realizado em Campo Grande entre os dias 11 e 13 de julho, com 350 atletas de 17 municípios
A 14ª edição das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul será realizada em Campo Grande entre os dias 11 e 13 de julho, com número recorde de participação. Serão cerca de 350 estudantes de 17 municípios do estado, que disputarão quatro modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, tênis de mesa e badminton.
A cerimônia de abertura está marcada para sexta-feira (11), às 18h30, no Eco Hotel do Lago. O evento é organizado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc).
Além de incentivar a prática esportiva entre estudantes com deficiência física, intelectual ou visual, a competição serve como etapa seletiva para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares, que será realizada em São Paulo em duas etapas: de 17 a 22 e de 24 a 29 de novembro.
Os municípios participantes nesta edição são: Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.
Segundo o secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o evento representa mais do que uma competição. “As Paralimpíadas Escolares representam um espaço de reconhecimento, visibilidade e protagonismo para os jovens atletas com deficiência. É ali que eles mostram seu talento, superam limites e nos ensinam, com o exemplo, o verdadeiro significado de inclusão e cidadania”, afirmou.
Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, a competição reforça políticas públicas de inclusão e bem-estar. “O esporte eleva a autoestima, melhora a saúde física e mental e promove o bem-estar. Essa é uma política pública essencial de governo, e nosso desejo é incluir cada vez mais modalidades”, disse.
De acordo com Leandro Fonseca, diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, o crescimento da competição mostra o avanço do paradesporto no estado. “Este ano alcançamos um recorde de participação. Em 2024, foram 13 municípios. Agora, são 17. As Paralimpíadas Escolares funcionam como seletiva para a etapa nacional, o maior evento paradesportivo escolar do mundo”, destacou.
Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul