Massa de ar seco mantém o clima estável e sem previsão de chuva para os próximos dias no estado
O tempo segue firme em Mato Grosso do Sul, com sol predominante e pouca nebulosidade, segundo previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). A condição é provocada por um sistema de alta pressão atmosférica que atua sobre o estado, inibindo a formação de nuvens e afastando as possibilidades de chuva nos próximos dias.
Com o céu limpo e o ar seco, a amplitude térmica se destaca. Em algumas regiões, a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas pode chegar a 20 °C no mesmo dia. A umidade relativa do ar, especialmente nas tardes, deve variar entre 20% e 40%, o que exige atenção redobrada à hidratação e aos cuidados com a saúde respiratória.
Até quinta-feira (10), as temperaturas mínimas devem variar entre 10 °C e 13 °C nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados, enquanto as máximas ficam entre 24 °C e 27 °C. No sudoeste e no Pantanal, o amanhecer será mais ameno, com mínimas entre 13 °C e 18 °C, e tardes quentes, com temperaturas chegando aos 31 °C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem oscilar entre 10 °C e 15 °C pela manhã, e alcançar até 30 °C à tarde.
Em Campo Grande, a capital, os termômetros devem registrar entre 15 °C e 17 °C nas primeiras horas do dia, com máximas variando de 25 °C a 27 °C no período da tarde. Os ventos, por sua vez, podem alcançar velocidades entre 30 km/h e 50 km/h. Rajadas pontuais acima dos 50 km/h não estão descartadas.
Segundo os meteorologistas, o cenário de tempo seco deve se manter por pelo menos mais dez dias, sem previsão de chuvas significativas no Estado.