COMPARTILHE

Governo espera impacto em carne e café

O anúncio de aumento de tarifas dos Estados Unidos ao Brasil gerou apreensão no setor do agronegócio nacional, um dos mais estratégicos para o comércio exterior e com alta influência sobre os dados da inflação.

Pegos de surpresa pela tarifa de 50%, integrantes do Ministério da Agricultura ainda trabalham para calcular os prejuízos à economia brasileira.

De pronto, interlocutores da pasta apontam dois produtos que devem ser impactados de forma significativa: o café e a carne.

Além de negativa para os negociadores brasileiros, altas tarifas sobre os produtos oneram diretamente o consumidor americano, que sentirá no bolso as mudanças impostas por Trump.

De acordo com representantes do governo, o cenário para o mercado de proteína também é preocupante – especialmente para os americanos. O país vive um déficit histórico de carne bovina e segue altamente pressionado pela redução de rebanhos e mudanças climáticas.

Representantes do agronegócio no Congresso não demoraram a manifestar preocupação com a carta assinada pelo presidente Donald Trump nesta quarta-feira (9).

Em nota, a FPA (Frente Parlamentar Agropecuária) – uma das mais poderosas do Legislativo – pediu resposta “firme e estratégica” ao governo brasileiro.

“A nova alíquota produz reflexos diretos e atinge o agronegócio nacional, com impactos no câmbio, no consequente aumento do custo de insumos importados e na competitividade das exportações brasileiras”, destacou o grupo.

Após discursos mais duros de Lula sobre Trump, especialmente na cúpula do Brics, políticos da FPA apontaram a diplomacia como “caminho mais estratégico para a retomada das tratativas” entre os dois países.

Informação da CNN Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.