COMPARTILHE

Dispositivo contraceptivo de longa duração pode ser solicitado por mulheres e adolescentes em idade fértil; atendimento está disponível na atenção primária e em serviços especializados do SUS

Mulheres e adolescentes em idade fértil têm acesso gratuito ao Dispositivo Intrauterino (DIU) em 26 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Campo Grande. Com eficácia superior a 99% e duração média de 10 a 12 anos, o método contraceptivo está disponível na rede pública de saúde e pode ser solicitado por qualquer usuária do SUS interessada em planejar a própria reprodução.

Segundo dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), mais de 1,4 mil DIUs foram inseridos ao longo de 2024 em unidades básicas e serviços especializados da capital. A oferta do método é uma alternativa de ação imediata à implantação do contraceptivo subdérmico, recentemente autorizada por resoluções do Ministério da Saúde, mas cuja efetivação no SUS terá prazo de até 180 dias.

“O dispositivo é disponibilizado para todas as mulheres que estejam em idade fértil, sendo necessário somente buscar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e informar o desejo pelo planejamento reprodutivo”, afirma Alecsandra Fernandes, responsável pela área técnica de saúde da mulher da Sesau.

De acordo com o médico da família e comunidade Cyro Mendes, o principal critério para a colocação do DIU no SUS é a manifestação da vontade da usuária. O profissional ressalta, no entanto, que é necessário garantir que não haja gestação em curso no momento da inserção e observar contraindicações específicas.

“A principal vantagem do DIU é o tempo de duração e o fato de ser um dispositivo de ação localizada, o que significa que independe da ação da usuária para que seja eficaz”, explica o médico. O método pode ser utilizado por mulheres de qualquer idade e está disponível tanto nas unidades básicas quanto em serviços especializados da prefeitura, somando mais de 30 locais aptos ao atendimento.

Para ter acesso ao serviço, a usuária deve procurar a USF de referência da região onde mora. Em unidades onde há equipes capacitadas, a inserção pode ser feita diretamente. Nos casos em que não há profissional habilitado, a paciente é encaminhada à rede especializada para realizar o procedimento e seguir com o acompanhamento multiprofissional.

Confira as unidades onde o DIU está disponível em Campo Grande:

USF 26 de Agosto, Dona Neta, Dr. Antônio Pereira (Guanandi), Popular, Buriti, Silvia Regina, Jardim Presidente, Coronel Antonino, Jockey Club, Oliveira, São Conrado, Vila Cox, Jardim Aeroporto, Itamaracá, Cristo Redentor, Estrela Dalva, Los Angeles, Macaúbas, Jardim Centenário, Moreninhas, Nova Lima, Azaléia, Sírio Libanês, Botafogo, Vila Fernanda e Zé Pereira.

Com informações e imagem da Prefeitura de Campo Grande

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.