O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) implantou o Grupamento de Motociclistas Patrulheiros (GMP Detran-MS), unidade especializada para reforçar a segurança viária nas vias públicas e rodovias do Estado.
Com quatro motos Tiger de 900 cilindradas nesta primeira etapa, o grupamento atuará no motopatrulhamento, escolta de autoridades, apoio a eventos e resposta rápida a ocorrências. Também realizará ações de fiscalização, prevenção de sinistros e participação em campanhas de educação para o trânsito.
Segundo o gerente Especial de Fiscalização e Segurança Viária, Ruben Ajala , o Detran-MS tem ampliado os investimentos no setor para reduzir acidentes e preservar vidas. “Com os investimentos, começaram a aparecer demandas na área de trânsito e chegavam solicitações de apoio a grandes eventos no Estado, como corridas em Campo Grande, Dourados e Bonito, por exemplo; solicitações de escolta de autoridades e até mesmo agendas do governador e do vice-governador”, afirmou.
O novo recurso também vai reforçar a segurança no projeto Amigos do Parque. “As motos vão auxiliar em uma ronda mais assertiva no projeto Amigos do Parque, onde farão um patrulhamento mais ágil e uma resposta muito mais rápida para a sociedade”, disse o gerente.
O patrulhamento motorizado será empregado em operações da Lei Seca e no combate a condutores que tentem fugir da fiscalização. Todos os patrulheiros passaram por treinamento especializado com o motopatrulhamento da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, em maio, e continuarão em capacitação contínua para atender às demandas.
Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul