COMPARTILHE

O número de adolescentes com excesso de peso cresceu no país na última década. Segundo levantamento do Sistema Único de Saúde (SUS), um em cada três brasileiros entre 10 e 19 anos apresenta sobrepeso.

Nos últimos dez anos, o índice aumentou em quase 9%. Hoje, estima-se que cerca de 2,6 milhões de jovens dessa faixa etária estejam acima do peso. O dado reforça a preocupação com o avanço da obesidade infantil, considerada um problema de saúde pública.

A obesidade em crianças e adolescentes é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal em níveis superiores aos recomendados para idade e altura. A condição resulta de múltiplos fatores, como dieta hipercalórica, sedentarismo, predisposição genética, ambiente familiar e questões socioeconômicas.

Entre os estados, o Rio Grande do Sul concentra a maior proporção de jovens com sobrepeso (40%), enquanto o Maranhão registra o menor índice (23%).

O aumento do tempo em frente às telas, a queda na prática de atividades físicas e o consumo frequente de alimentos ultraprocessados, mais baratos e acessíveis do que frutas e verduras estão entre os fatores que explicam o avanço do problema.

Especialistas alertam que o excesso de peso na infância pode antecipar doenças como diabetes tipo 2, hipertensão e colesterol elevado.

Com informações do The News

Foto de capa: Breno Esaki/Agência de Brasília

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.