Jogo “Economia Quativa” foi desenvolvido por alunos do Senac Hub Academy e destaca a diversidade cultural e criativa do estado
A Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e o Senac Hub Academy lançaram o game “Economia Quativa”, uma experiência digital que apresenta, de forma lúdica, a diversidade cultural, turística e criativa de Mato Grosso do Sul. O jogo, desenvolvido por alunos do curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais do Senac, já está disponível gratuitamente no site oficial da Setesc, na seção MS+Criativo.
A iniciativa surgiu a partir de uma proposta da Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas da Setesc, com o objetivo de aproximar jovens talentos da área tecnológica das manifestações culturais e econômicas que formam a identidade sul-mato-grossense.
No jogo, o usuário é conduzido por um quati, personagem inspirado na fauna local, em uma jornada que remete ao Trem do Pantanal. Durante o percurso, o jogador visita cidades e paisagens emblemáticas de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande, Bonito, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, e descobre expressões artísticas, festas populares e pontos turísticos do estado.
Segundo o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o projeto é um exemplo de como a tecnologia pode fortalecer as políticas públicas culturais. “O game Economia Quativa é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma poderosa aliada da cultura. Quando aproximamos os talentos criativos de nossas instituições de ensino das políticas públicas da Setesc, geramos resultados que inspiram e educam. Este jogo é uma vitrine do que Mato Grosso do Sul tem de melhor”, afirmou o secretário.
A superintendente de Economia Criativa, Luciana Azambuja, destaca que o projeto vai além de um produto digital, sendo uma nova forma de vivenciar e divulgar a cultura sul-mato-grossense.
“Propomos ao Senac a ideia de criar um game capaz de transmitir as riquezas e singularidades do nosso estado, destacando, de forma envolvente, a economia criativa de Mato Grosso do Sul. O projeto segue a tendência de inovação através da gamificação, e os alunos desenvolveram narrativas, personagens e cenários inspirados em nossas tradições e manifestações culturais. Parcerias como essa são fundamentais para valorizar e divulgar nossa cultura por meio da tecnologia”, disse a superintendente.
Durante o desenvolvimento do jogo, os estudantes participaram de todas as etapas do processo, roteiro, criação de personagens, design de cenários, programação e testes. As atividades incluíram pesquisas de campo para garantir autenticidade às referências regionais, fortalecendo a percepção dos alunos sobre a importância da cultura local.
O “Economia Quativa” já pode ser acessado gratuitamente no portal da Setesc. A página reúne informações sobre o projeto e o link direto para jogar online.
O lançamento oficial do game ocorrerá durante o seminário “Conexões Criativas: Fortalecendo a Economia Criativa em Mato Grosso do Sul”, no dia 5 de novembro, das 8h às 12h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande.
Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul