COMPARTILHE

A Prova Nacional Docente (PND) será aplicada pela primeira vez neste domingo (26) em 750 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, 1.086.914 pessoas estão inscritas para a edição de 2025. 

Apelidada de “Enem dos Professores” ou “CNU dos Professores”, a PND é voltada a estudantes de licenciaturas que estão concluindo a graduação e a licenciados interessados em ingressar no magistério das redes públicas de ensino. O exame tem como objetivo estimular a realização de concursos e aumentar o número de professores efetivos no país.

O Cartão de Confirmação de Inscrição, que informa local, número de inscrição, horários e eventuais atendimentos especializados ou tratamento por nome social, já está disponível no Sistema PND. O documento não é obrigatório, mas o Inep recomenda que seja levado no dia do exame. Os portões serão abertos às 12h e fecham às 13h, com início da prova às 13h30 e término previsto para 19h, seguindo o horário de Brasília.

Com duração de cinco horas e 30 minutos, a prova segue a mesma matriz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para licenciaturas, que desde 2024 concentra-se em cursos de formação docente.

O exame é dividido em duas partes: a primeira aborda formação geral, com 30 questões objetivas e uma discursiva sobre temas comuns a todos os docentes. A segunda é específica de cada área, com 50 questões de múltipla escolha que avaliam conteúdos e habilidades próprias das 17 licenciaturas oferecidas, entre elas artes visuais, ciências biológicas, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês, português, português e espanhol, português e inglês), matemática, música, pedagogia e química. A área de pedagogia concentrou o maior número de inscrições (560.576), seguida por letras – português (73.187), matemática (72.530) e educação física (65.911).

A PND integra o programa Mais Professores para o Brasil, que reúne iniciativas de reconhecimento, qualificação e incentivo à carreira docente na educação básica. O Inep informa que as redes públicas de ensino podem usar as notas da PND como critério único ou complementar para selecionar docentes. Até o momento, 1.508 municípios e 22 unidades da federação aderiram voluntariamente à prova.

As redes estaduais participantes são: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.