No Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), o Instituto Sangue Bom, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) e a Rede Hemosul- MS reforçam a importância desse gesto que salva vidas.
O professor Carlão, fundador e presidente do Instituto Sangue Bom, destacou as conquistas e a relevância do trabalho desenvolvido desde 2015. “De 2015 até hoje, realizamos mais de 5 mil ações voltadas para a doação de sangue, medula óssea e órgãos. Só neste ano de 2024, alcançamos 516 iniciativas. Doar sangue é o princípio de tudo. Uma bolsa fracionada pode salvar até quatro vidas. É um gesto simples, mas essencial para transformar realidades”.
Carlão também ressaltou o Natal Solidário Sangue Bom 2024, campanha que ocorre até 25 de dezembro. “Aproveitamos o período para reafirmar a importância do gesto, especialmente no fim do ano, quando as doações caem, mas a demanda aumenta. Pedimos a todos que participem dessa corrente do bem e procurem os hemocentros, como o Hemosul, para doar sangue e salvar vidas”.
Já no Hospital Universitário, as ações de conscientização mobilizam colaboradores e acompanhantes, com foco em manter os estoques de sangue dos hemocentros. Mariana Rodrigues Alves, biomédica e responsável pela Agência Transfusional do hospital, explicou a relevância da iniciativa. “Fazemos abordagens regulares para conscientizar sobre a doação de sangue, essencial para cirurgias, tratamentos de câncer e doenças hematológicas. É um ato altruísta que precisa ser regular para que os estoques possam ser mantidos e o sangue disponibilizado para os pacientes que necessitam dessa terapia”.
A coordenadora da Rede Hemosul-MS, Marina Sawada Torres, explica que o Dia Nacional do Doador de Sangue foi instituído por uma Lei Federal em 1964. “O Dia Nacional é uma data que comemoramos porque consideramos especial para o nosso querido doador, que vem aqui. Aguardamos vocês não só hoje, mas todos os dias, porque nossos pacientes precisam diariamente de sangue”.
O que é necessário para doar sangue:
- Estar saudável, descansado e alimentado
- Ter entre 16 e 69 anos
- Adolescentes entre 16 e 17 anos podem doar acompanhamento e autorização do responsável legal
- Pesar no mínimo 51 kg
- O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos, 11 meses e 29 dias
- É necessário levar documento oficial com foto
Serviço:
Neste dia 25 de novembro, as unidades do Hemosul funcionarão em horário especial:
- Hemosul Coordenador: 7h às 17h
- Hemosul Santa Casa: 7h às 11h
- Hemosul Hospital Regional: 7h às 12h
- Hemosul Dourados: 7h às 15h
- Hemosul Paranaíba: 7h às 11h e 12:30 às 16:30
- Hemosul Três Lagoas: 7h às 12h
- Hemosul Ponta Porã: 7h às 12h
Foto: Hemosul Campo Grande