COMPARTILHE

Competição em Uberlândia reuniu atletas de 12 a 14 anos; destaques sul-mato-grossenses vieram do basquete feminino, xadrez e karatê

Com um total de 41 medalhas, a delegação de Mato Grosso do Sul encerrou sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) com resultados expressivos e histórias inspiradoras. A última etapa da competição nacional, realizada em Uberlândia (MG) entre 20 e 28 de outubro, reuniu jovens atletas de todo o país nas modalidades de basquete, ginástica artística, karatê, wrestling, handebol e xadrez. Nesse bloco final, o estado garantiu nove novas medalhas, fechando a campanha com saldo positivo.

Entre 5 e 28 de outubro, a cidade mineira foi palco de uma das maiores competições estudantis do país, reunindo estudantes de 12 a 14 anos de todas as unidades da federação. A delegação sul-mato-grossense teve 194 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 25 municípios. A participação foi coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Jovens atletas se destacam em diferentes modalidades

Um dos destaques foi o time feminino de basquete, que conquistou a medalha de prata na série prata. A capitã da equipe, Mariana Escobar, de 14 anos, falou sobre sua trajetória no esporte.

“Eu comecei novinha em 2022, eu era novinha, daí eu queria fazer alguma coisa, mas a escola sempre incentivou o esporte e o basquete. Quando eu comecei, eu nunca tinha tido essa experiência. Na minha primeira aula eu já amei, continuei fazendo escolinha, daí em 2023 eu fui chamada para o time da escola e comecei a treinar mesmo, pra competir. Eu vim todos os anos, desde 2023, porque entrei na equipe muito cedo, então tive essa oportunidade de estar sempre aqui. Esse é o meu último ano, e eu tô amando”.

Mariana também falou sobre o futuro na modalidade. “Pretendo continuar no basquete até os meus anos estourarem, quando eu ficar mais velha. Eu amo o basquete, eu treino porque eu amo mesmo. Estou muito satisfeita, obviamente que dava pra ter ficado na série ouro, só que agora é treinar, ver os nossos erros. Mas foi incrível, amei. Me diverti muito”.

No xadrez feminino por duplas, Ana Beatriz Castilho e Luiza Consalter conquistaram a medalha de ouro na série prata. Ana Beatriz, de 14 anos, natural de Maracaju, contou como se preparou para a disputa.

“Eu treinei pelo site Lichess, joguei presencialmente nos treinamentos, além do reforço com o Ângelo, que foi campeão sul-americano de xadrez. Durante a rodada final, a adversária não conseguiu defender o ataque que futuramente me fez vencer a partida. Essa vitória me incentiva a continuar competindo e melhorando como atleta”.

Outro nome de destaque foi o do karateca Miguel Mota Marques, de Nova Andradina, que conquistou o bronze na série ouro. O jovem atleta relatou os desafios da competição.

“Eu estava desanimado, pois não havia ido para a classificatória da seleção brasileira. Quando minha técnica mudou minha estratégia de luta, eu estava perdendo por um ponto, aí virei a luta. Essas competições me estimulam a treinar mais para que eu ano que vem consiga entrar na seleção brasileira e mantenha o meu Bolsa Atleta que consegui este ano. E ainda tenho o desafio do Open Internacional do Uruguai em dezembro”.

Desempenho final

No terceiro bloco dos Jogos, Mato Grosso do Sul conquistou nove medalhas, sendo uma de ouro, cinco de prata e três de bronze. Confira o quadro de destaques:

Karatê

  • Gabriel Schmeiske – Prata | Série Prata (-52kg)
  • Miguel Mota Marques – Bronze | Série Ouro (-63kg)
  • Isabelly Cardozo – Prata | Série Bronze (-54kg)
  • Valentina Lima – Bronze | Série Prata (+54kg)

Wrestling

  • Maria Eduarda – Bronze | Série Prata (46kg)

Ginástica Artística

  • Lívia Ferreira Bernardino – Prata | Série Bronze (Aparelho Solo)

Xadrez (duplas femininas)

  • Ana Beatriz Castilho e Luiza Consalter – Ouro | Série Prata

Basquete Feminino

  • Prata | Série Prata

Handebol Masculino

  • Prata | Série Prata

Com o resultado, Mato Grosso do Sul encerra sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros com saldo histórico e a consolidação de uma geração de jovens talentos esportivos.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.