Competição em Uberlândia reuniu atletas de 12 a 14 anos; destaques sul-mato-grossenses vieram do basquete feminino, xadrez e karatê
Com um total de 41 medalhas, a delegação de Mato Grosso do Sul encerrou sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) com resultados expressivos e histórias inspiradoras. A última etapa da competição nacional, realizada em Uberlândia (MG) entre 20 e 28 de outubro, reuniu jovens atletas de todo o país nas modalidades de basquete, ginástica artística, karatê, wrestling, handebol e xadrez. Nesse bloco final, o estado garantiu nove novas medalhas, fechando a campanha com saldo positivo.
Entre 5 e 28 de outubro, a cidade mineira foi palco de uma das maiores competições estudantis do país, reunindo estudantes de 12 a 14 anos de todas as unidades da federação. A delegação sul-mato-grossense teve 194 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 25 municípios. A participação foi coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
Jovens atletas se destacam em diferentes modalidades
Um dos destaques foi o time feminino de basquete, que conquistou a medalha de prata na série prata. A capitã da equipe, Mariana Escobar, de 14 anos, falou sobre sua trajetória no esporte.
“Eu comecei novinha em 2022, eu era novinha, daí eu queria fazer alguma coisa, mas a escola sempre incentivou o esporte e o basquete. Quando eu comecei, eu nunca tinha tido essa experiência. Na minha primeira aula eu já amei, continuei fazendo escolinha, daí em 2023 eu fui chamada para o time da escola e comecei a treinar mesmo, pra competir. Eu vim todos os anos, desde 2023, porque entrei na equipe muito cedo, então tive essa oportunidade de estar sempre aqui. Esse é o meu último ano, e eu tô amando”.
Mariana também falou sobre o futuro na modalidade. “Pretendo continuar no basquete até os meus anos estourarem, quando eu ficar mais velha. Eu amo o basquete, eu treino porque eu amo mesmo. Estou muito satisfeita, obviamente que dava pra ter ficado na série ouro, só que agora é treinar, ver os nossos erros. Mas foi incrível, amei. Me diverti muito”.
No xadrez feminino por duplas, Ana Beatriz Castilho e Luiza Consalter conquistaram a medalha de ouro na série prata. Ana Beatriz, de 14 anos, natural de Maracaju, contou como se preparou para a disputa.
“Eu treinei pelo site Lichess, joguei presencialmente nos treinamentos, além do reforço com o Ângelo, que foi campeão sul-americano de xadrez. Durante a rodada final, a adversária não conseguiu defender o ataque que futuramente me fez vencer a partida. Essa vitória me incentiva a continuar competindo e melhorando como atleta”.
Outro nome de destaque foi o do karateca Miguel Mota Marques, de Nova Andradina, que conquistou o bronze na série ouro. O jovem atleta relatou os desafios da competição.
“Eu estava desanimado, pois não havia ido para a classificatória da seleção brasileira. Quando minha técnica mudou minha estratégia de luta, eu estava perdendo por um ponto, aí virei a luta. Essas competições me estimulam a treinar mais para que eu ano que vem consiga entrar na seleção brasileira e mantenha o meu Bolsa Atleta que consegui este ano. E ainda tenho o desafio do Open Internacional do Uruguai em dezembro”.
Desempenho final
No terceiro bloco dos Jogos, Mato Grosso do Sul conquistou nove medalhas, sendo uma de ouro, cinco de prata e três de bronze. Confira o quadro de destaques:
Karatê
- Gabriel Schmeiske – Prata | Série Prata (-52kg)
- Miguel Mota Marques – Bronze | Série Ouro (-63kg)
- Isabelly Cardozo – Prata | Série Bronze (-54kg)
- Valentina Lima – Bronze | Série Prata (+54kg)
Wrestling
- Maria Eduarda – Bronze | Série Prata (46kg)
Ginástica Artística
- Lívia Ferreira Bernardino – Prata | Série Bronze (Aparelho Solo)
Xadrez (duplas femininas)
- Ana Beatriz Castilho e Luiza Consalter – Ouro | Série Prata
Basquete Feminino
- Prata | Série Prata
Handebol Masculino
- Prata | Série Prata
Com o resultado, Mato Grosso do Sul encerra sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros com saldo histórico e a consolidação de uma geração de jovens talentos esportivos.
Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul






















