Mato Grosso do Sul deve registrar chuvas fortes e ventos intensos entre sábado (1º) e segunda-feira (3), de acordo com boletins do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e do NetClima. Segundo a coordenadora do Cemtec/MS, Valesca Fernandes, ventos variáveis devem predominar na região norte, enquanto sol entre nuvens e maior nebulosidade podem provocar tempestades nas regiões centro-sul, sudoeste e leste do estado.
A meteorologista Ana Paula Paes, do Grupo Storm, que presta consultoria à Energisa MS, afirma que a instabilidade será maior no fim de semana. “Há risco de precipitações intensas acompanhadas de raios e ventos fortes”, afirma.
A Energisa MS alerta a população para redobrar os cuidados com a eletricidade durante tempestades. A empresa orienta nunca tocar em fios caídos ou estruturas metálicas e acionar imediatamente os canais oficiais em situações de risco. Outros cuidados incluem evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à rede, manter distância de janelas, portas metálicas e estruturas que conduzam eletricidade, e desligar o disjuntor principal em caso de curto-circuito, faísca ou alagamento próximo a tomadas.
No sábado, as chuvas mais intensas estão previstas à tarde para a regional Sul e para o sul da regional Centro, com maior instabilidade à noite no centro-sul da regional Norte. No domingo, a precipitação deve se espalhar pelo estado, com destaque para Campo Grande e região metropolitana. Já na segunda-feira, o período mais crítico será entre a madrugada e a manhã na divisa entre as regionais Norte e Centro, incluindo São Gabriel do Oeste e Coxim. As temperaturas devem permanecer estáveis durante todo o período.
A Energisa MS mantém um plano de ação ativo para atendimento rápido em ocorrências provocadas pelo clima e reforça que os clientes devem utilizar apenas os canais oficiais para registrar interrupções de energia ou situações de risco.




















