COMPARTILHE

Gol de Danilo decide final em Lima; título consagra geração multicampeã e recoloca clube em torneios globais da Fifa

O Flamengo derrotou o Palmeiras por 1 a 0, no último sábado (29), no Estádio Monumental de U, em Lima (Peru), e se tornou o primeiro clube brasileiro tetracampeão da Copa Libertadores. O resultado também assegurou ao Rubro-Negro participação na Copa Intercontinental, em dezembro, e no Mundial de Clubes de 2029, ambos organizados pela Fifa.

A vitória encerra a disputa histórica pelo posto de maior campeão continental do país, que desde 2011 estava empatada entre São Paulo e Santos. O gol decisivo foi marcado pelo zagueiro Danilo, aos 21 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio de Arrascaeta.

Revanche e hegemonia

O triunfo também teve sabor de revanche. Em 2021, o Palmeiras derrotou o Flamengo na final em Montevidéu, após falha de Andreas Pereira. Desta vez, o volante atuou discretamente pelo lado alviverde.

O título consagra uma geração que domina o futebol sul-americano desde 2019. Nesse período, o clube conquistou 16 taças, incluindo três Libertadores (2019, 2022 e 2025), todas com Giorgian de Arrascaeta e Bruno Henrique, agora os atletas com mais títulos na história rubro-negra. Arrascaeta foi eleito craque da edição de 2025.

O técnico Filipe Luís, campeão como jogador e agora como treinador, tornou-se um dos poucos profissionais a vencer a Libertadores em ambos os papéis.

Jogo atrasado e pressão inicial

A partida começou com 15 minutos de atraso devido ao congestionamento que impediu a chegada do ônibus palmeirense ao horário previsto. No Flamengo, Samuel Lino ganhou a vaga de Everton Cebolinha no ataque.

O Rubro-Negro iniciou pressionando e criou duas chances claras com Bruno Henrique e Samuel Lino. O Palmeiras equilibrou o jogo no fim da primeira etapa, mas sem converter as aproximações em finalizações perigosas.

No segundo tempo, o Flamengo retomou o controle e foi premiado com o gol de Danilo. Atrás no placar, o Palmeiras intensificou a busca pelo empate e quase marcou em finalização de Vitor Roque aos 43 minutos, travada pela zaga carioca. Cebolinha, ao entrar, puxou contra-ataques que aliviaram a pressão nos minutos finais.

A conquista recoloca o Flamengo em competições internacionais promovidas pela Fifa.

O time disputará o Dérbi das Américas contra o Cruz Azul (México) no dia 10 de dezembro, em Doha. A partida vale vaga na Copa Challenger, etapa intermediária da Copa Intercontinental, que terá final contra o Paris Saint-Germain, vencedor da Liga dos Campeões da Europa.

O campeão sul-americano também garantiu presença no Mundial de Clubes de 2029, cuja sede ainda não foi definida. A América do Sul terá seis vagas, quatro delas destinadas aos campeões da Libertadores entre 2025 e 2028.

O Flamengo esteve no Mundial deste ano, nos Estados Unidos, e foi eliminado nas oitavas de final pelo Bayern de Munique.

A semifinal do Campeonato Brasileiro está marcada para 7 de dezembro, três dias antes da estreia rubro-negra na Intercontinental. Caso vença o Ceará no Maracanã nesta quarta-feira (3), o Flamengo poderá chegar ao confronto internacional como campeão brasileiro antecipado.

Com informações da Agência Brasil

Foto: LibertadoresBR

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.