COMPARTILHE

O governo federal determinou que, a partir de 2026, as salas de cinema de todo o país deverão exibir, de forma obrigatória, produções brasileiras. A medida foi oficializada por meio de decreto assinado nesta quarta-feira (24) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A norma regulamenta a chamada Cota de Tela para o próximo ano e define um número mínimo de sessões destinadas a filmes nacionais em salas comerciais. A fiscalização ficará sob responsabilidade da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

O decreto também foi assinado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e prevê a garantia de espaço contínuo e diversificado para o cinema brasileiro no circuito comercial. Pela regra, as salas deverão exibir produções nacionais por um número mínimo de dias ao longo do ano.

Segundo o governo, a medida busca ampliar a diversidade de títulos exibidos ao público, evitando a concentração em poucos lançamentos e assegurando maior presença do cinema nacional nas telas.

O decreto também tem como objetivo estimular o setor audiovisual, com impacto na produção, na circulação de obras e na geração de empregos e renda no país.

Foto de capa: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com informações de: Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.