MIRIAM ABREU

COMPARTILHE

O final de ano é mais do que uma simples virada de calendário. É um tempo de pausa que nos convida a profundas reflexões pessoais, familiares e profissionais. É um momento propício para a autorreflexão; não que tenhamos que esperar um final de ano para tal. No entanto, os reflexos das luzes do Natal, as confraternizações, o convívio mais leve entre as famílias e a contagem regressiva para o início de um novo ano nos impulsionam a uma avaliação minuciosa do ano que se finda.

Nesse período é importante e necessário respondermos a nós mesmos a algumas questões, tais como: o que aprendi no ano de 2025? Quais desafios me tornaram uma pessoa melhor e quais me fizeram crescer? Onde acertei, onde errei e o que ficou pelo caminho por negligência, por procrastinação ou por medo de encarar os desafios?

Quando alcançamos a maturidade e buscamos responder perguntas como essas a nós mesmos, criamos oportunidades de crescimento em todas as áreas de nossas vidas. A partir das respostas que eu conseguir gerar, reconhecendo que é possível avançar, posso listar novas metas, novos objetivos. É o momento exato de sentar e elaborar um planejamento para o novo ano que se inicia.

Sendo assim, é fundamental que não estabeleçamos metas inatingíveis para que não sejamos atingidos pela frustração e pelo desânimo; as nossas metas e objetivos precisam ser mensuráveis. Outro aspecto muito importante a ser considerado é não terceirizarmos a culpa.

Sobre o valor de planos e projetos a Bíblia nos afirma o seguinte na versão NVI (Nova Versão Internacional): “Mas o homem nobre faz planos nobres, e graças aos seus feitos nobres permanece firme” (Isaías 32:8). Que a nobreza de coração e de caráter nos capacite e elaborarmos planos e projetos, executando-os de maneira nobre para que os nossos propósitos sejam estabelecidos. Que a nossa forma de pensar e agir em 2026 sejam reconfiguradas para que alcancemos o patamar de nobreza em tudo aquilo que realizarmos.

Como educadora, não poderia deixar de chamar a atenção das famílias sobre a importância dessa avaliação no núcleo familiar. Fazer a reflexão individual e elaborar seu plano pessoal e profissional é importantíssimo, porém não podemos nos esquecer dos filhos, do cônjuge e de outras pessoas que possam fazer parte de nosso convívio familiar.

É educador e pedagógico sentar em família e cada um compartilhar suas atitudes de 2025 que foram positivas ou negativas e aquelas que precisam ser melhoradas. Esse é um momento propício para o exercício da escuta, dos elogios quanto ao que cada um fez de positivo, do afeto, etc.

Para as crianças e adolescentes atitudes como essas, marcarão para sempre, suas vidas pessoais, estudantis e profissionais, pois aprenderão, na prática, desde cedo, que precisamos rever nossas ações, corrigi-las e avançar naquelas que se tornaram habitus positivos. Sendo assim, os filhos crescerão valorizando a importância da avaliação de nossas ações individuais e familiares, como também, a necessidade de se estabelecer metas e objetivos mensuráveis. Aprenderão que somente pela elaboração e execução de planos e projetos nobres é que o ser humano se estabelece em seus propósitos. Jamais, o assentar em família para uma autoavaliação e elaboração de um planejamento familiar será perda de tempo.

O pensador espanhol, Sêneca, afirmou que: “Não existe vento favorável para quem não sabe para aonde ir”. Que possamos iniciar 2026 cientes de aonde chegamos em 2025 e aonde desejamos estar ao final do novo ano que se inicia, se Deus assim nos permitir. Por que digo se Deus nos permitir?! Porque a nossa vida é como um sopro e como afirmou nossa educadora e poetisa Sul-Matogrossense, Oliva Enciso “Não podemos prever! Porque Deus pode pegar nossa caneta, sem nos consultar e escrever, fim! (ENCISO, 1989, p. 170).

Desejo a todos os leitores e suas famílias um ano de 2026 de planos e projetos nobres e que cada um se estabeleça em seus propósitos. Feliz 2026!

Os artigos publicados são de responsabilidade dos colunistas e não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Total News

Foto de Miriam Abreu

Miriam Abreu

É doutora e mestre em Educação pela (UFMS). Especialista em Orientação Educacional e Psicopedagogia pela (UFRRJ/CEP-EB). Pedagoga habilitada em Orientação Educacional (FUCMT)  e Supervisão Escolar (Faclepp). Consultora Educacional, palestrante e escritora. | @miriam_abreu65
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.