O Hemosul do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) está com os estoques de sangue em níveis baixos e reforça o apelo à população para a doação voluntária. Neste momento, há maior necessidade dos tipos sanguíneos O positivo (O+) e O negativo (O-), que estão entre os mais utilizados em atendimentos de urgência e emergência.
Historicamente, o mês de janeiro registra queda no número de doações em razão do período de férias. Apesar disso, a demanda por sangue segue elevada, devido à manutenção dos atendimentos hospitalares, cirurgias e casos de urgência.
De acordo com a assistente social do Hemosul HRMS, Cleuza Benites, a participação da população é essencial neste período. “Em janeiro, é comum termos uma queda nas doações por conta das férias, mas as necessidades do hospital não diminuem. Por isso, estamos convocando tanto doadores regulares quanto novos doadores para que nos ajudem a manter os estoques em níveis seguros, especialmente dos tipos O+ e O-, que são os mais utilizados”, destaca.
O Hemosul do HRMS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Os interessados em doar devem comparecer à unidade, localizada nas dependências do hospital, portando documento de identidade e estando em boas condições de saúde. O acesso é feito pela porta de vidro.
Para quem pretende doar sangue pela primeira vez, é necessário atender a alguns critérios. O doador deve ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis, e a primeira doação deve ocorrer até os 60 anos. Após essa idade, a doação é permitida apenas para quem já é doador. Também é exigido peso mínimo de 51 quilos.
A recomendação é dormir bem na noite anterior, fazer uma refeição leve antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem o procedimento. A hidratação adequada, com ingestão de água, contribui para facilitar o processo. É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto.
Após a doação, o doador deve descansar e evitar esforços físicos por 24 horas. O Hemosul reforça ainda que pessoas com doenças respiratórias ficam temporariamente inaptas para doar enquanto estiverem doentes.
Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses entre as doações. Mulheres podem doar até três vezes ao ano, respeitando intervalo mínimo de três meses.



















