Carregando…

Compartilhe

Os candidatos à CNH em Mato Grosso do Sul passaram a enfrentar um novo modelo de exame prático de direção a partir desta segunda-feira (26). O Detran-MS extinguiu a etapa de baliza realizada dentro do pátio do órgão e ampliou a pontuação máxima permitida para erros durante a avaliação. A prova agora ocorre exclusivamente em percurso, em condições reais de tráfego.

As mudanças foram oficializadas pela Portaria Detran-MS “N” nº 202, publicada em 20 de janeiro, e se antecipam à Resolução Contran nº 1.020/2025, que prevê a criação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, responsável por padronizar o processo em todo o país.

Até então, conforme a Resolução Contran nº 789/2020, o candidato poderia perder no máximo três pontos com faltas leves, médias ou graves. Com a nova regra, o limite sobe para 10 pontos, com a classificação alinhada ao Código de Trânsito Brasileiro: infração leve (1 ponto), média (2), grave (4) e gravíssima (6).

Na prática, o exame deixa de ser dividido entre pátio e rua e passa a acontecer apenas em percurso urbano, sob acompanhamento do examinador. O objetivo, segundo o Detran, é aproximar a avaliação das situações reais enfrentadas no trânsito.

“A avaliação continua baseada em parâmetros objetivos de condução segura, domínio do veículo, respeito às normas de circulação, tomada de decisão em situações reais de tráfego e comportamento preventivo”, afirmou a gerente de Exames do Detran-MS, Lina Zeinab. Segundo ela, as mudanças têm caráter provisório até a publicação do manual nacional.

Na sexta-feira (24), foi realizado o último exame no modelo antigo, com a tradicional baliza no pátio do Detran. A última candidata a cumprir essa etapa foi Maria Eduarda Franciozi, 18, que iniciou o processo de habilitação em outubro do ano passado.

“Não achei a baliza difícil. O que mais prejudica é o nervosismo”, disse. Apesar de aprovada, ela avalia com cautela o novo formato. “Por mais que tenha mais pontos para errar, com menos horas-aula obrigatórias, quem não dirigia antes não teria facilidade em passar na prova com a extensão dela para 10 minutos”, afirmou.

Com o novo modelo, o tempo de prova foi ampliado e a avaliação se concentra em manobras, circulação, parada, conversões e interação com o tráfego real, sem a etapa isolada da baliza dentro do pátio.

Critérios mantidos

Segundo o Detran-MS, o aumento da pontuação não representa flexibilização. O candidato continua sendo reprovado se cometer faltas que comprometam a segurança, mesmo que não atinja o teto de pontos.

A portaria também busca alinhar o exame estadual às diretrizes nacionais que serão consolidadas pelo Contran, com foco em comportamento preventivo e capacidade real de condução.

Com a mudança, Mato Grosso do Sul passa a testar um formato mais próximo do cotidiano do trânsito, encerrando um dos símbolos mais conhecidos do processo de habilitação: a baliza realizada dentro do pátio do Detran.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.