O cinema brasileiro aparece em quatro categorias do Bafta 2026, premiação considerada o “Oscar britânico”. O destaque é o filme “O Agente Secreto”, que recebeu duas indicações: Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Roteiro Original. A lista foi divulgada na manhã desta terça-feira (27).
Com as nomeações deste ano, o Brasil alcança o maior número de indicações da sua história no Bafta, superando edições anteriores em que o país figurava em menos categorias. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 22 de fevereiro.
Esta é a primeira vez que um filme brasileiro disputa o troféu de Melhor Roteiro Original na premiação. Além de “O Agente Secreto”, o documentário “Apocalipse nos Trópicos” concorre ao prêmio de Melhor Documentário. Já o brasileiro Adolpho Veloso foi indicado na categoria de Melhor Fotografia pelo trabalho no filme “Sonhos de Trem”.
Na última semana, “O Agente Secreto” também recebeu quatro indicações ao Oscar 2026, incluindo a principal categoria da premiação, Melhor Filme. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa foi indicado ainda a Melhor Direção de Elenco e Melhor Filme Internacional. Além disso, Wagner Moura se tornou o primeiro ator brasileiro indicado à categoria de Melhor Ator por sua atuação no filme.
Com uma narrativa que combina suspense político e drama, o longa retrata um Brasil marcado por disputas de poder, vigilância e tensão social, temas recorrentes na filmografia do diretor. O filme vem sendo apontado como um dos destaques da temporada internacional após acumular prêmios e elogios da crítica, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não-inglesa.
*Informações: CNN e G1




















