Carregando…

Compartilhe

Entraram em vigor nesta segunda-feira (2) novas regras de segurança do Pix definidas pelo Banco Central (BC). As mudanças alteram principalmente o funcionamento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), ferramenta criada para tentar recuperar valores transferidos em situações de fraude.

Com a atualização, o sistema passa a permitir o rastreamento do dinheiro mesmo quando os valores são transferidos rapidamente para outras contas, estratégia comum em golpes financeiros. Até então, o bloqueio costumava ficar restrito à conta que recebeu a transferência inicialmente.

Segundo o Banco Central, a mudança busca aumentar as chances de recuperação dos valores desviados e dificultar a circulação do dinheiro entre contas usadas em fraudes. Especialistas do setor estimam que as alterações podem reduzir em até 40% o número de golpes considerados bem-sucedidos.

As novas regras também ampliam a integração entre bancos, instituições de pagamento e órgãos de segurança pública, permitindo maior troca de informações sobre movimentações suspeitas. Outra alteração prevê mais autonomia para o usuário, que passa a poder registrar a contestação diretamente pelos aplicativos bancários.

O Banco Central reforça que o MED deve ser utilizado apenas em situações de fraude, suspeita de fraude ou erro operacional das instituições financeiras. A ferramenta não é válida quando o usuário realiza uma transferência para o destinatário errado por engano.

A exigência para que os bancos disponibilizassem o mecanismo por meio de botão específico nos aplicativos já havia sido determinada pelo BC em outubro do ano passado, como etapa preparatória para a adoção das novas regras.

*informações e imagem: Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.