A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande realiza, dos dias 4 a 6 de dezembro, o 5º Seminário de Gestão “Accountability” e celebra os 25 anos da Estratégia Saúde da Família (ESF) no município, além dos 30 anos da implantação da estratégia no Brasil.
O evento, que busca enfatizar a transparência e a responsabilidade na gestão pública da saúde, tem início nesta quarta-feira (4), no anfiteatro da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com homenagens aos pioneiros da ESF em Campo Grande, incluindo profissionais da primeira equipe formada em 1999.
Na quinta- feira (5) e sexta-feira (6), as atividades continuam no campus da Universidade Estácio de Sá, na Avenida Fernando Correia da Costa. Gerentes das unidades de saúde do município apresentarão balanços sobre processos de trabalho, ações realizadas e indicadores de saúde.
O seminário abordará o conceito de “accountability”, que remete à responsabilidade dos gestores públicos em fornecer informações claras sobre serviços prestados e resultados obtidos. Na saúde, isso inclui detalhar ações, recursos utilizados e indicadores alcançados.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destacou o impacto positivo da ESF na saúde pública local e a relevância do evento. “O marco principal deste ano é que o município poderá definir um único modelo de atenção primária. Nossa escolha é pela Estratégia Saúde da Família, que já tem demonstrado resultados consistentes”, afirmou.
A superintendente da Rede de Atenção Básica da SESAU, Ana Paula Resende, destacou a importância de homenagear os pioneiros da ESF no município. “Nossa primeira equipe foi formada em 1999 na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Marabá. Hoje, contamos com 227 equipes de Saúde da Família e estamos transformando todas as unidades básicas em Unidades de Saúde da Família. Esse evento é uma forma de agradecer o trabalho realizado desde então.”
A coordenadora da Rede de Atenção Básica, Glória Pereira, ressaltou a oportunidade de apresentar resultados e avanços ao longo do ano. “Os gerentes de todas as 74 USFs do município apresentarão os trabalhos realizados, mostrando os principais avanços e indicadores de saúde.”
O seminário reforça os avanços e os desafios enfrentados nos 25 anos da ESF em Campo Grande e 30 anos no Brasil, consolidando a estratégia como o modelo adotado em todas as unidades do município.