A prefeita Adriane Lopes (PP), a vice-prefeita Camila Nascimento (Avante) e os 29 vereadores eleitos nas eleições de 2024 tomaram posse nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025. A posse do Executivo Municipal é um marco histórico para a capital, pois é a primeira vez que Campo Grande tem uma mulher eleita prefeita, acompanhada de outra mulher como vice.
Emocionada, Adriane classificou o dia como a “posse das improváveis”, referindo-se ao fato de que, durante o período eleitoral, as pesquisas indicavam resultados diferentes. No entanto, tanto no primeiro quanto no segundo turno, ela terminou em primeiro lugar. “As improváveis para o mundo político, mas, para Deus, as escolhidas para este tempo”, afirmou.
Adriane também reforçou a importância da harmonia entre os poderes e destacou o desafio de aproximar o Executivo da população. “A política não deve ser palco de vaidades ou divisões, mas um espaço de diálogo e construção. Quero enfatizar a importância da harmonia entre os poderes, especialmente com a Câmara Municipal. Vocês, vereadores e vereadoras, são essenciais nesse caminho”, destacou.
Logo no início de seu discurso, ela convidou sua vice para se juntar a ela no palco e destacou o papel das mulheres na política. “Este caminho não é apenas nosso. Ele pertence a cada mulher que já ouviu que não era capaz, que deveria se conformar com menos. Mostramos que, com respeito e propostas, também podemos avançar e gerir com responsabilidade”, declarou.
A cerimônia contou com a ausência de diversas autoridades, que foram representadas por seus respectivos representantes. A senadora Tereza Cristina (PP), principal aliada da prefeita, também não compareceu. Durante o discurso, Adriane atribuiu parte de sua vitória à senadora, destacando sua importância no processo. “Ela acreditou, segurou na minha mão e na mão da Camila. Hoje, podemos celebrar esta data e este dia histórico para a nossa capital. Com muita sabedoria, força, articulação e visão, ela nos ajudou muito nessa caminhada. Nunca poderei expressar em palavras minha gratidão a ela”, disse.
Histórico
Prefeita – Adriane foi vice-prefeita de 2017 a 2022, durante a gestão de Marquinhos Trad. Em 04 de abril de 2022 ela assumiu a prefeitura municipal de Campo Grande, quando o então prefeito renunciou para concorrer ao governo do estado de Mato Grosso do Sul.
Nascida em Grandes Rios, no Paraná, Adriane é filha de Antônio Ferreira Barbosa e Gisleni Garcia Barbosa. Casada com o deputado estadual Lídio Lopes, tem dois filhos: Matheus e Bruno.
É formada em Direito e Teologia, pós-graduada em Administração Pública e Gerência de Cidades. Enquanto estudava para ser advogada, já em Campo Grande, Adriane vendeu sorvetes de porta em porta. Foi assim que o empreendedorismo entrou em sua vida e fez com que ela conhecesse cada canto da capital sul-mato-grossense.
Trabalhou durante quatro anos na Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, a Agepen, e se aprofundou nas questões de Segurança Pública. Paralelamente, idealizou e ajudou a desenvolver projetos sociais que ampliaram sua percepção da sociedade e da realidade local.
Vice-prefeita – Camila Nascimento é casada e mãe de três filhos. É graduada em Odontologia pela Universidade de Cuiabá (UNIC).
Exerceu o cargo de Presidente da Fundação de Saúde de São Gabriel do Oeste, sendo responsável pela administração do Hospital Municipal Valdir de Oliveira. Também atuou como Secretária Municipal de Saúde de São Gabriel do Oeste, onde liderou melhorias significativas no sistema de saúde local. Como fundadora e coordenadora da Primeira Comissão de Auditoria, Avaliação e Controle da Saúde do município, implementou práticas de gestão transparentes e eficazes.
Em Campo Grande, ocupou o cargo de Gerente de Odontologia do SERVIMED e exerceu a função de Diretora-Presidente do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande, sendo responsável pela administração da Previdência Municipal e do SERVIMED. Além disso, Camila integra diversos órgãos colegiados nas áreas de saúde e previdência.