terça-feira, 07/01/2025, 07:57

O que fazer pela saúde mental agora e sempre? Este é o tema da Campanha Janeiro Branco deste ano, um movimento brasileiro que, há mais de uma década, incentiva a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional.

Durante todo o mês, entidades e órgãos públicos promovem ações com o objetivo de conscientizar e engajar a população no cuidado com o próximo e consigo mesma. Em 2024, apenas em Campo Grande, foram registrados mais de 200 mil atendimentos nas instituições de apoio da prefeitura. Este ano, a campanha ganha ainda mais relevância diante do aumento expressivo na demanda pelos serviços especializados da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Para atender a essa crescente necessidade, o município tem realizado investimentos significativos, consolidando-se como referência no acolhimento e tratamento em saúde mental. Entre as iniciativas estão a ampliação de 16 novos leitos no Hospital Nosso Lar, a inauguração do CAPS Guanandi (em outubro de 2023) e o planejamento do CAPS Moreninha, que atenderá moradores da região sul.

A importância do Janeiro Branco
O Janeiro Branco se firmou como um momento simbólico em que as pessoas estão mais propensas a refletir sobre suas vidas, emoções e projetos futuros. Assim, o primeiro mês do ano representa um ponto de partida e uma oportunidade para cuidar da saúde emocional e reescrever novas histórias.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) mantém os investimentos em uma política integrada de saúde mental em 2025, articulando diferentes setores, como a rede de atenção primária, unidades de urgência e emergência, ONGs, CRAS e CREAs. Essa abordagem busca oferecer um acolhimento completo e humanizado, capaz de atender às necessidades crescentes da população.

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.