Mulheres de Campo Grande podem realizar gratuitamente exames de mamografia e preventivo até sexta-feira (24), na unidade móvel do Hospital do Amor, estacionada na UPA Moreninha. A ação busca ampliar o diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo do útero.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada 100 mil mulheres, 61,05 são afetadas pelo câncer de mama. Quando detectado em estágio inicial, as chances de cura são altas. A mamografia é indicada para mulheres entre 40 e 69 anos e é uma ferramenta essencial para o diagnóstico precoce.
O exame preventivo, conhecido como Papanicolau, é recomendado para mulheres entre 25 e 64 anos e permite a detecção precoce de alterações no colo do útero, prevenindo o desenvolvimento do câncer.
O atendimento na unidade móvel ocorre das 7h às 11h e das 13h às 15h30. Mulheres dentro das faixas etárias recomendadas podem participar, independentemente de residirem na região.
São oferecidas cerca de 20 vagas diárias para mamografias em cada período (manhã e tarde), enquanto o Papanicolau pode atingir até 45 coletas por turno, conforme a demanda. Para realizar os exames, é necessário apresentar CPF, RG e comprovante de endereço.
A realização dos exames preventivos é fundamental para detectar precocemente o câncer de mama e de colo do útero, permitindo que tratamentos mais eficazes sejam realizados.
A UPA Moreninha está localizada na Av. Araticun, 25 – Moreninha III.
- Foto de capa: Rafael Benjamin/Sesau