COMPARTILHE

O Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15), será marcado por uma série de ações voltadas à defesa dos direitos dos consumidores em Mato Grosso do Sul. Procon-MS promove atividades que incluem debates, atendimento ao público e campanhas educativas.

O Procon-MS realiza, nesta sexta-feira (14), um debate no auditório da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), abordando a questão de gênero nas relações de consumo. 

Já no sábado (15), a equipe do Procon-MS estará disponível para atendimento ao público no Pátio Central Shopping. Das 8h às 16h, os consumidores poderão pedir orientações, registrar reclamações e esclarecer dúvidas sobre direitos e deveres nas relações de consumo. 

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) também lançou a campanha “Mês do Consumidor”, com orientações sobre segurança e transparência na pesagem de produtos e no abastecimento de veículos para evitar prejuízos aos consumidores durante o período de promoções.

Entre as recomendações estão:

  • Nos postos de combustíveis: conferir se a bomba possui o selo do Inmetro, checar se o visor inicia em zero antes do abastecimento e verificar se os lacres e mangueiras estão em bom estado. Motoristas podem solicitar o teste de volume caso suspeitem de irregularidades.
  • Para quem usa GNV: o cilindro deve passar por inspeção anual e requalificação a cada cinco anos em oficinas credenciadas.
  • Na pesagem de produtos: consumidores devem observar o selo de verificação do Inmetro nas balanças, conferir se os lacres de segurança estão intactos e comparar os valores registrados no visor e na etiqueta.

O Inmetro reforça que denúncias sobre possíveis fraudes podem ser feitas pelo site www.gov.br/inmetro/ouvidoria ou pelo telefone 0800 285 1818, das 8h às 16h30.

Para quem pretende aproveitar a data para compras online, é recomendado atenção redobrada para evitar golpes e prejuízos. Antes de finalizar a compra, é importante verificar a reputação da loja, conferir se o site possui certificado de segurança, comparar preços em diferentes plataformas e ler as avaliações de outros consumidores. Caso ocorra algum problema, o consumidor pode registrar reclamações através do site do Procon-MS.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.