Mesmo durante o feriado da Semana Santa, a vacinação continua em Campo Grande. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) organizou um plantão especial de imunização que teve inicio dia 17 e segue até 20 de abril, com pontos estratégicos distribuídos pela cidade.
A ação tem como objetivo ampliar o acesso à vacina contra a gripe e à atualização da caderneta de vacinação, com foco nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Nos dias 19 (sábado) e 20 (domingo), o plantão será realizado no Shopping Norte Sul Plaza, na Avenida Presidente Ernesto Geisel, 2.300, bairro Jockey Club. Na sexta-feira, o atendimento ocorre das 10h às 17h, e no sábado, das 11h às 18h.
Além da vacina contra a gripe, estarão disponíveis todos os imunizantes de rotina para atualização da caderneta vacinal, com exceção da BCG, que segue calendário específico, e da vacina contra a dengue, aplicada exclusivamente nas unidades de saúde, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Quem deve tomar a vacina contra a gripe?
A campanha de vacinação foi antecipada em Campo Grande como medida preventiva diante do aumento de casos de doenças respiratórias. O imunizante é trivalente — protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B — e está disponível para os seguintes públicos:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Puérperas
- Povos indígenas e quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde
- Professores da educação básica e superior
- Profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuário
- Trabalhadores dos Correios
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Idosos com 60 anos ou mais
Vacinação é reforçada com a chegada do outono
Com a mudança de estação, aumenta a circulação de vírus respiratórios. Por isso, a vacinação é fundamental para proteger a população mais vulnerável e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde.
A Sesau reforça que a vacinação é gratuita, rápida e pode salvar vidas. Quem faz parte do público-alvo ou precisa atualizar a caderneta vacinal deve aproveitar o feriado prolongado para se proteger.
Foto de capa: Reprodução/Sesau