COMPARTILHE

Estudantes têm até 29 de abril para se candidatar a vagas não preenchidas na etapa regular do primeiro semestre

As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025, serão abertas nesta terça-feira (22). Os interessados têm até o dia 29 de abril para realizar a inscrição por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

As vagas remanescentes correspondem às oportunidades que não foram preenchidas durante o processo seletivo regular. Podem participar estudantes que comprovem condições de frequentar o curso escolhido ainda neste semestre letivo.

O resultado da pré-seleção, em chamada única, será divulgado no dia 6 de maio. Os convocados deverão comparecer entre os dias 7 e 8 de maio à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para validar as informações fornecidas no momento da inscrição. A lista de espera também será utilizada após essa etapa.

Para concorrer, é necessário que o candidato tenha feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação. A participação como “treineiro” desclassifica o estudante.

Outros critérios incluem renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos e comprovação de que será possível cumprir a frequência mínima exigida pela instituição no primeiro semestre de 2025.

Fies Social

O edital deste ano mantém a política de reserva de 50% das vagas remanescentes para candidatos com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, desde que estejam inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Esses estudantes podem contratar financiamento de até 100% do valor da mensalidade.

A seleção dos beneficiários do Fies Social será feita automaticamente com base em dados fornecidos ao MEC pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Também há reserva de vagas proporcionais para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme os dados populacionais mais recentes do IBGE.

Estudantes contemplados pelo Fies Social não precisarão comprovar renda familiar junto à CPSA, salvo em casos de inconsistências. Pessoas com deficiência deverão apresentar laudo médico com a descrição da condição e o código da CID.

Todos os candidatos devem acompanhar os prazos e procedimentos estipulados no edital para garantir a contratação do financiamento.

Ao todo, o MEC disponibilizou 67.301 vagas para o primeiro semestre de 2025. Outras oportunidades serão oferecidas no segundo semestre, incluindo as que eventualmente não forem preenchidas nas etapas de convocação desta fase.

Foto: Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.