O número de brasileiros que deixaram o país cresceu 31% nos últimos cinco anos, segundo o Ministério das Relações Exteriores. Atualmente, cerca de 4,9 milhões de brasileiros vivem no exterior. Só nos Estados Unidos, são mais de 2 milhões.
Em Portugal, os cerca de 500 mil brasileiros representam quase metade de todos os imigrantes, equivalendo a 49,1% do total. Em seguida aparece o Paraguai, com aproximadamente 263 mil brasileiros.
Mais do que vontade, fatores como qualidade de vida, estabilidade política e oportunidades profissionais têm impulsionado essa nova leva de emigrantes.
Se antes morar fora era visto como um sonho distante, hoje se tornou uma escolha mais estratégica e acessível.
Consultas como “melhores lugares para morar e trabalhar fora do Brasil”, “quero morar fora do Brasil, qual o melhor país” e “quero ir morar fora do Brasil com pouco dinheiro” se tornaram mais frequentes. Segundo recorte feito pela Timelens, com base em dados da API do Google, as buscas por esses termos cresceram 166,7%, 22,7% e 15,6%, respectivamente.
Levantamento da Timelens também indica que, entre as principais motivações para deixar o país, 23,9% citam razões políticas ou ideológicas. Em seguida aparecem qualidade de vida (19,7%), fatores culturais (15,5%), profissionais ou financeiros (14,2%), pessoais ou familiares (11,3%), segurança (7,0%) e outros motivos (8,5%).
Foto de capa: Marcello Casal / Agência Brasil