segunda-feira, 13/01/2025, 09:38

Beneficiários dos programas Mais Social e Energia Social: Conta de Luz Zero precisam realizar o recadastramento para continuar a receber o benefício. O prazo final é dia 31 de dezembro. Os programas são do Governo do Estado, por meio da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) que beneficia pessoas em vulnerabilidade social. 

No Mais Social, o beneficiário recebe um cartão no valor de R$ 450,00 que pode ser utilizado para compra de alimentos, gás de cozinha e produtos de limpeza e de higiene. É proibida a aquisição de bebida alcoólica e produtos à base de tabaco, sob pena de exclusão do beneficiário do programa.

Os beneficiários estão sendo convocados pela equipe em cada cidade e região. Quando forem chamados, devem levar os documentos pessoais e comprovantes solicitados. E quem tiver dúvidas sobre o recadastramento pode telefonar para (67) 3368-9000.

Energia Social – Já no Energia Social não há convocação, cabe ao beneficiário acessar o site https://www.energiasocial.ms.gov.br e realizar o recadastramento. Também é possível ir ao Cras (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo da residência, até uma sede do Mais Social. Em Campo Grande, a sede do Mais Social fica na Rua Barão de Ladário, 85, na Vila Sobrinho.

O usuário precisa estar atento aos prazos e exigências do programa para que evite o cancelamento do benefício. Foi o caso do estudante Daniel Baptista, de 20 anos. Ele conta que tem o cadastro há menos de um ano, mas não tinha se atentado ao prazo do recadastramento, e por isso, teve o seu benefício cancelado. 

“Eu sempre tive conhecimento de que eu deveria renovar o meu cadastro único depois de um ano. Só que eu fiz o meu cadastro único em março deste ano e eu perdi o programa por falta de atualização, de acordo com a companhia de energia. Eu perdi em novembro, então não deu um ano. Eu perdi por conta da atualização. E eu não sabia que tinha que atualizar”, disse. 

Ele conta que, apesar do transtorno em ter que refazer o cadastro, foi fácil e rápido resolver o problema. “Eu recebi o suporte da Energisa, fui até o CRAS e atualizei”. 

A titular da Sead, Patrícia Cozzolino, explica que quem não se recadastrar até o dia 31 de dezembro, terá o benefício cancelado. “É muito importante que todos os beneficiários do programa Energia Social, aquele que vem com a conta de luz quitada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, se recadastre, porque, pela lei, aquele que não se recadastrar até o dia 31 de dezembro de 2024 não terá mais a sua conta de energia paga”, afirma.

Quem ainda não tem o benefício, mas se enquadra nos critérios, também pode se cadastrar. Por meio do programa, o Governo de Mato Grosso do Sul faz o pagamento da conta de energia elétrica de famílias de baixa renda residentes no Estado e assim garante a continuidade do serviço essencial e ajuda quem mais precisa para que não falte dinheiro para compra de comida e remédios.

O programa vale para imóveis residenciais, seja em área urbana ou rural, com consumo mensal até 220 kWh. O titular não pode ser proprietário de mais de um imóvel residencial, deve ser beneficiário do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica do Governo Federal, ter renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo nacional e renda familiar mensal total de até dois salários mínimos nacionais.

  • foto: Edemir Rodrigues/Governo MS

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.