COMPARTILHE

A CPI do Transporte Público da Câmara Municipal de Campo Grande realizou, nesta quarta-feira (14), a oitiva do diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Paulo da Silva. Ele prestou esclarecimentos sobre a fiscalização dos serviços prestados pelo Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte coletivo da capital.

Durante a reunião, os vereadores questionaram a ausência de multas por superlotação dos ônibus. Paulo argumentou que o município não possui respaldo legal para esse tipo de autuação, uma vez que essa prerrogativa não está prevista no contrato firmado com o consórcio em 2012.

O questionamento partiu do vereador Júnior Coringa (MDB). “A ouvidoria desta CPI contabilizou inúmeras reclamações relacionadas a veículos superlotados. A Agetran fiscaliza e multa o consórcio por esse tipo de situação?”, perguntou o parlamentar.

Em resposta, Paulo afirmou que a Agetran não emite autuações por superlotação, pois essa infração não está prevista no contrato que rege a concessão. “Não há previsão legal para multar ônibus superlotado”, declarou.

O presidente da CPI, vereador Dr. Lívio (União Brasil), contestou a justificativa. “A autuação do consórcio por superlotação não precisa nem de abordagem ao motorista. Pode ser feita de forma visual. A população de Campo Grande vai receber os resultados do nosso trabalho, pois estamos trazendo luz a grandes problemas que afetam os usuários do transporte coletivo”, afirmou.

Paulo informou ainda que a Agetran emite, mensalmente, cerca de 600 multas ao Consórcio Guaicurus por outras irregularidades. Nenhuma delas, porém, foi paga até o momento, já que a empresa recorre das penalidades junto às Juntas Administrativas de Recursos de Infrações de Transporte (JARIT) e de Julgamento de Recursos de Transporte (JAJUR). A CPI apresentou requerimentos a essas instâncias solicitando relatórios detalhados das infrações contestadas.

O diretor também apresentou dados operacionais da frota. Segundo ele, o consórcio circula com 460 ônibus nos dias úteis, 225 aos sábados e 108 aos domingos. Em datas de maior demanda, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concursos públicos, o número de veículos sobe para 378.

Os trabalhos da CPI serão retomados na próxima segunda-feira (19), às 14h, com a oitiva do ex-diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno, no plenarinho Edroim Reverdito, na Câmara Municipal.

Com informações da Câmara Municipal
Foto de capa: Izaias Medeiros

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.