COMPARTILHE

O evento de lançamento da Dinapec 2025 – feira tecnológica bienal realizada pela Embrapa, Famasul e pelo Governo do Estado – ocorreu nesta segunda-feira (24). Neste ano, a feira será realizada entre os dias 24 e 26 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

A Dinapec reúne pesquisa, inovação, produtos, tecnologias e serviços voltados para produtores, técnicos e demais integrantes da cadeia da carne.

Em 2025, o Brasil sediará a COP 30 – Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas – em Belém (PA), um dos principais encontros globais sobre o tema. Embora as reuniões centrais ocorram na capital paraense, diversas atividades relacionadas ao evento serão realizadas em todo o país. Como parte dessa agenda, a Dinapec deste ano abrigará o primeiro Fórum Pré-COP 30, que discutirá a sustentabilidade da produção de bovinos no Brasil. O tema ganha relevância especialmente em Mato Grosso do Sul, onde foram desenvolvidos os protocolos “Carne Carbono Neutro” e “Carne Baixo Carbono”.

O presidente da Embrapa Gado de Corte, Antonio do Nascimento, destacou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é reunir informações que evidenciem os avanços da produção sustentável no estado. Vamos organizar um fórum preparatório para a cúpula de Belém, com a produção de um documento que demonstre nossos sistemas produtivos, sua sustentabilidade e os desafios que ainda precisamos enfrentar. Queremos aprimorar o cálculo das emissões de gases e apresentar as soluções já disponíveis”, afirmou.

Antônio também ressaltou a posição de destaque do Brasil no cenário global. “O Brasil, diante dessas mudanças climáticas tão complexas, está na vanguarda e lidera as iniciativas para superar esses desafios”, concluiu.

O governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou que este é um evento tradicional, e que a Dinapec tem sido um palco para evidenciar as inovações do setor do agronegócio. “É um evento que expõe esses conceitos de aumento de produtividade através das tecnologias apresentadas, seja na interação solo-planta, planta-animal, seja pelas novas tecnologias direcionadas à produção da pecuária de corte. Então a Dinapec é um palco, onde essas tecnologias ficam evidenciadas ao produtor rural, que é o ator principal no uso dessas tecnologias”, afirmou. 

Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul, destacou o papel da ciência e da tecnologia nesta edição da feira. “Tudo o que eles estão pesquisando, para nós é de extrema importância. Então sempre tem novidades, sempre tem coisas que a gente pega o conhecimento técnico, porque isso é interessante. O cenário traduz esse conhecimento para que o produtor entenda, porque muitas das vezes o produtor não consegue entender o que o pesquisador está falando com aquilo. E a gente pega aquele trabalho todo e consegue aplicar na prática para o produtor”, explicou.

A Dinapec 2025 será realizada entre os dias 24 e 26 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponível no por este link

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.