COMPARTILHE

A Unimed Campo Grande promoveu, nos dias 11 e 12 de setembro, a 2ª edição do Fórum de Sustentabilidade, com o tema “Saúde Sustentável: O Caminho para um Futuro Verde, Inclusivo e Ético”. O encontro, que reuniu profissionais da saúde, estudantes, gestores públicos e especialistas, reforçou o compromisso da cooperativa com as práticas ESG (ambiental, social e de governança) e abriu espaço para o debate sobre os impactos globais na saúde.

A novidade deste ano foi a programação aberta ao público, realizada no Bioparque Pantanal. A entrada gratuita possibilitou que a comunidade tivesse acesso a painéis sobre biodiversidade, mudanças climáticas, recursos hídricos e governança em saúde.

O presidente da Unimed Campo Grande, Eduardo Kawano, destacou a importância de alinhar a saúde ao debate sustentável.
“Saúde e sustentabilidade têm tudo a ver. Nós somos geradores de resíduos, consumimos energia e precisamos mostrar para a sociedade que também temos essa preocupação. É fundamental otimizar recursos e dar o destino correto aos resíduos produzidos nos hospitais”, afirmou.

Segundo ele, a abertura do fórum ao público reflete o esforço da cooperativa em ampliar o diálogo. “Esse é o segundo fórum que realizamos e agora abrimos para a sociedade, justamente para mostrar nossa preocupação com o movimento ESG e envolver todos nesse debate”, completou.

Entre os palestrantes esteve Marcelo Hartmann, médico-superintendente da Unimed em Porto Alegre, que compartilhou a experiência do sistema de saúde durante a enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024.
“Estabelecemos um comitê de crise e atuamos em várias frentes: desde a manutenção dos serviços essenciais até o atendimento às vítimas em hospitais de campanha, telemedicina e apoio psicológico. Foi uma tragédia, mas também um momento de muita solidariedade”, disse.

Hartmann ressaltou que situações climáticas extremas devem ser vistas como desafios globais. “Todos estamos sendo impactados pelas mudanças climáticas. É fundamental discutir esse tema e seus reflexos na saúde, tanto no Rio Grande do Sul quanto em Mato Grosso do Sul”, afirmou.

A programação também contou com a participação de especialistas locais. Para Janiely Oliveira, coordenadora de gestão de resultados da Unimed, o fórum é um marco para repensar práticas de longo prazo no setor. “Queremos fomentar discussões que olhem para as futuras gerações. A saúde precisa ser entendida como prevenção, e não apenas tratamento de doenças”, explicou.

Ela lembrou que a Unimed Campo Grande já atua em iniciativas sociais e educativas. “A cooperativa mantém parcerias com escolas e projetos sociais, além de incentivar hábitos saudáveis com programas voltados à comunidade. O fórum reforça esse compromisso e nos faz pensar nos próximos 10, 20 anos”, destacou.

Além de integrar o calendário institucional da Unimed, o Fórum de Sustentabilidade reforça o papel de Mato Grosso do Sul na discussão sobre saúde e meio ambiente. Ao articular experiências locais e nacionais, o evento se consolida como espaço de troca e de construção de estratégias para um futuro mais ético, inclusivo e sustentável.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.