sexta-feira, 27/12/2024, 05:13

Bonito deve ter taxa de ocupação próxima de 100% no ano novo; Pantanal, Rio Verde, Costa Rica e Ponta Porã também estão entre destinos mais procurados

A temporada de verão em Mato Grosso do Sul deve registrar uma taxa de ocupação média acima de 60% nos principais destinos turísticos, com destaque para Bonito, onde a expectativa para janeiro é de mais de 70%. O período de Ano-Novo já se aproxima de 100% de ocupação na cidade.

“Já começamos a temporada desde o Natal e o Ano-Novo. A procura por destinos de natureza tem aumentado, como indicado pela pesquisa de tendências do Ministério do Turismo. Esperamos uma taxa de ocupação média acima de 60% em todos os destinos e, em Bonito, acima de 70% em janeiro. Para o Ano-Novo, a ocupação deve se aproximar de 100%”, afirmou Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS.

Entre os destinos mais procurados no estado estão Bonito, Pantanal, Rio Verde, Costa Rica e Ponta Porã. O esforço para estruturar e promover essas localidades se alinha com a crescente preferência dos turistas brasileiros por atrativos naturais, apontada pela pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025, do Ministério do Turismo, divulgada no último dia 23.

Cenário nacional

Em âmbito nacional, 59 milhões de brasileiros planejam viajar entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, movimentando R$ 148,3 bilhões, segundo o levantamento. O gasto médio dos turistas é estimado em R$ 2.514, representando uma alta de 34% em relação à temporada anterior.

A maioria dos viajantes (97%) escolheu destinos nacionais, sendo que praias lideram a preferência, com 54% das menções. Destinos de natureza/ecoturismo aparecem em segundo lugar, com 10%. Mato Grosso do Sul, com sua diversidade ecológica e atrativos únicos, se destaca nesse segmento.

Além disso, o aumento na duração média das viagens, que passa a 12 dias, e o crescimento na oferta de voos domésticos, com 3,2 milhões de assentos a mais, reforçam o otimismo do setor.

Expectativa de crescimento

Para Wendling, o momento é favorável para consolidar o estado como referência em turismo sustentável. “O turismo de natureza está em alta, e Mato Grosso do Sul tem investido em estrutura e divulgação para atender essa demanda. Com atrativos como Bonito e o Pantanal, esperamos um verão de resultados expressivos para o setor”, concluiu.

Foto de capa: Prefeitura de Bonito/Fundtur