Minha gente querida,
Eu sou o Adoniram de Paula e tenho a honra de escrever sobre um tema muito importante para o nosso dia a dia.
Nossa coluna fala sobre andar com fé. O termo “andar”, quer na verdade abranger todos os aspectos de nossa vida cotidiana.
FÉ
Existem várias definições de Fé. e maior ainda, é a gama de compreensão ou entendimento do que seja a fé.
Em outras palavras, Fé não é ciência exata e nem é um conceito único.
O que é fé para uns, pode não ser para outros e da mesma forma, o que eu defino como fé para mim, pode não ser visto ou compreendido como fé para você.
É bom fazermos estas observações, para que, desde agora, todos saibam, que ao tratarmos do título Andar com Fé, não ficaremos presos a um tipo especifico de fé religiosa, mas navegaremos tranquila e pacificamente nas mais diversas condições e compreensões da fé do dia a dia das pessoas.
Entretanto, neste nosso primeiro artigo, quero, dando pistas do que vamos fazer, falar da fé como uma necessidade para o bem estar e até a sobrevivência das pessoas.
Há uma definição bíblica de fé que vai balizar nossa análise aqui. É a seguinte:
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” Passagem de Hebreus 11:1
Podemos deduzir da leitura alguns fatos:
Primeiro – A Fé está ligada intrinsecamente à Esperança.
No nosso cotidiano, recorremos sempre a fé, no sentido de esperar que algo, geralmente bom, nos aconteça.
Desde as coisas mais simples, como dormir e esperar que se tenha uma boa noite ou acordar e desejar um bom dia, a fé está presente, ainda que passivamente.
Mas quando estamos vivendo situações difíceis, ou quando temos desafios complexos pela frente, recorremos ativamente à fé e nos apegamos a ela no acreditar que vai dar certo e a gente vai conseguir.
Segundo – A Fé está ligada à Visão
Quando o texto bíblico fala de algo que não se vê ainda, mas se tem a convicção de que vai acontecer, está falando de Fé.
Convicção do que não se vê é uma singularidade da fé.
Metafisicamente falando, a fé faz com que você veja o que ainda não é visível para outros, mas para você é e traz consolo ao seu coração. Por isso não se pode criticar a fé de alguém que afirma categoricamente que crê no que vê e ou espera no futuro.
Fé é crença e na normalidade da vida, recorremos sempre à fé, Biblicamente nos é ensinado que quem tenta viver sem fé, nem pode admitir a existência de Deus e consequentemente, não pode agradar a Deus (Hebreus11:6)
Concluo este nosso primeiro artigo, afirmando que a Fé é tão importante na nossa vida, quanto o respirar.
Se não tivermos necessidade de usá-la de forma intensa, mesmo na suavidade do existir, vivemos e movemos pela fé.
Mas quando no andar, tropeçamos, ou cansamos ou somos por vezes, atropelados pelas pessoas ou circunstâncias, é na fé que achamos alento e conforto, até que a caminhada fique suave de novo e então andamos e vivemos pela fé, mesmo sem sentir.
Deus te abençoe na sua caminhada de fé e não hesite, se precisar, use a fé para se relacionar com Ele.