segunda-feira, 13/01/2025, 09:02

O Projeto Casa Rosa, liderado pelo vereador e médico mastologista Victor Rocha do PSDB, comemora três anos de existência com conquistas no combate ao câncer de mama em Campo Grande. Criado em 11 de novembro de 2021, o projeto se consolidou como uma referência nacional ao zerar filas de consultas, exames, punções e biópsias de mama para pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em três anos de atuação, a Casa Rosa realizou mais de oito mil atendimentos e identificou 160 casos de câncer de mama. Esses números mostram o  impacto do projeto na saúde pública e o compromisso com a qualidade do atendimento, especialmente para mulheres que enfrentariam longas esperas por exames e diagnósticos.

A Casa Rosa oferece uma variedade de serviços especializados, incluindo consultas em mastologia, ultrassonografia, punções e biópsias para diagnóstico precoce do câncer de mama. O projeto conta com um programa de conscientização e prevenção, promovendo ações educativas e apoio psicológico para as mulheres atendidas.

Para Victor Rocha, cada atendimento na Casa Rosa representa uma oportunidade real de salvar vidas. “Na Casa Rosa, cada atendimento é uma chance de salvar uma vida. Não permitimos que o tempo e a espera decidam o destino dessas mulheres. Estamos aqui para garantir que toda paciente receba o cuidado que merece, no momento em que precisa”.O projeto tem se dedicado também a manter a continuidade e expansão dos serviços sem aumentar a espera por atendimento, por meio de parcerias com a rede de saúde.

Além dos atendimentos para pacientes com câncer de mama, Victor Rocha planeja expandir o alcance do projeto para outras áreas da saúde. A partir de 2025, a Casa Rosa dará início ao projeto “Casa Azul”, com foco na prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além de ampliar seus atendimentos voltados à saúde da criança, do adolescente e da população idosa.

A Casa Azul terá como objetivo oferecer consultas, exames e biópsias para a prevenção do câncer de próstata, além de abordar questões de saúde mental e emocional, como ansiedade, depressão e estresse, frequentemente negligenciadas na saúde dos homens. Assim como a Casa Rosa, a Casa Azul buscará incentivar o autocuidado integral dos homens, criando um espaço seguro para discussões e suporte emocional.

Vitor Rocha anuncia que a primeira ação do projeto “Casa Azul” acontecerá no próximo dia 23 na sede da Casa Rosa. “Nós vamos fazer uma ação no dia 23 de novembro agora, com atendimento e equipe médica, equipe multiprofissional, onde a gente avalia também a pressão arterial, fazendo uma avaliação de rotina e com o objetivo principal é fazer o rastreamento do câncer tipo próstata”. A sede da Casa Rosa fica localizada na Rua Apetubas 181, bairro Tijuca 2, e a ação será aberta para toda a comunidade.

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.