COMPARTILHE

Com mais de três mil participantes no primeiro dia e um total de oito mil inscritas, o Delas Day, evento voltado ao empreendedorismo feminino, superou as expectativas de público nesta quarta-feira (26). Realizado em conjunto pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), Sistema Fiems, Sistema Comércio (Fecomércio, Sesc, Senac), Insted, UFMS e Governo de Mato Grosso do Sul, o encontro tem como objetivo promover capacitação, networking e oportunidades para mulheres.

Governador de MS, Eduardo Riedel, na abertura do Delas Day

A solenidade de abertura do evento, realizada nesta quarta-feira (26), contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), que destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da economia do estado. “MS é o terceiro estado com a menor taxa de desemprego do Brasil e tem a segunda menor taxa de pobreza extrema. Isso é muito positivo para nossa sociedade. Quando vemos um ambiente como esse, com mais de 3 mil mulheres aproveitando essas oportunidades, jamais podemos esquecer daquelas que ainda não tiveram acesso e estão sem condições de dar a volta por cima. Esse é o nosso papel, buscar por elas”.

A diretora técnica do Sebrae-MS, Sandra Amarilha, destacou a relevância da iniciativa. “O Delas Day foi pensado para um público de três mil pessoas, nós já temos oito mil inscritos. Só nessa primeira hora de evento nós já tínhamos duas mil e quinhentas pessoas aqui dentro. É um evento de oportunidades e de inclusão”. 

Segundo Amarilha, Mato Grosso do Sul se destaca no cenário nacional, sendo o segundo estado com maior número de mulheres donas de negócios, atrás apenas do Rio de Janeiro.

Diretora Técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, em discurso na abertura do evento

O evento contou com a participação de diversas instituições parceiras. Para Sandra, esse esforço conjunto reforça a importância do suporte ao empreendedorismo feminino. “As mulheres aqui empreendem tanto por oportunidade quanto por necessidade. E quando uma mulher empreende por necessidade, ela precisa de mais apoio. Esse apoio quer dizer capacitação, informação, inspiração e política pública”.

A Federação do Comércio do Estado do Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS) também foi uma das realizadoras do evento. A superintendente da entidade, Valmira Carvalho, explicou a importância dessa parceria. “A Fecomércio representa o interesse dos empresários do comércio, e um número importante de empresas está na liderança e na propriedade de mulheres. Estar num evento como esse, que propicia uma jornada importante de conhecimento para o protagonismo e para o empoderamento feminino, tem tudo a ver com a nossa missão”.

Autoridades e representantes de entidades na abertura do Delas Day

No estande da Fecomércio, foram oferecidas palestras e cursos para as participantes. “A federação atua junto com a Confederação Nacional do Comércio numa Câmara de Mulheres Empreendedoras. Precisamos criar uma rede de apoio para que essas mulheres possam, de fato, empreender e construir sua trajetória”, destacou Valmira.

Programação continua nesta quinta-feira (27) para as mulheres sul-mato-grossenses

O Sebrae-MS tem investido há anos no desenvolvimento de programas voltados ao empreendedorismo feminino. O superintendente da entidade, Claudio Mendonça, ressaltou que o estado foi pioneiro nesse tipo de abordagem. “O Sebrae Mato Grosso do Sul foi o primeiro a trabalhar com um gênero feminino separado ainda em 2010. As mulheres estão mais abertas a aprender do que os homens. O homem, às vezes, está num negócio e pensa: ‘Ah, eu já sei, não preciso ir’. A mulher não, ela se dá o direito de perguntar mais, de ir atrás, de estudar, de ver exemplos”.

Além das lideranças institucionais, o Delas Day reuniu empreendedoras de diferentes segmentos. A corretora de imóveis Letícia Carvalho ressaltou a importância do evento para sua área de atuação. “O networking é fundamental. Quem não tem casa quer ter, então, para o corretor de imóveis, é muito importante participar de eventos como esse. O Sebrae abre muitas portas para conhecer empresários e clientes”.

Já a professora de comunicação e oratória Alessandra Pesente enfatizou o impacto do evento para o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. “O Sebrae para mim é um divisor de águas. Ele ensina os empreendedores a terem um poder maior de convencimento e estratégias de negócios. O mercado para mulheres é excepcional, mas nós precisamos entender o nosso poder”, afirmou.

O evento continua nesta quinta-feira (27) com palestras, mentorias e capacitações. A programação completa pode ser conferida no site https://delasday.ms.sebrae.com.br/.

Fotos: Alvaro Rezende – Comunicação Gov. MS

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.